Governo em peso na disputa eleitoral. Só cinco ministros não são cabeças de lista da AD às legislativas
FOTO: Leonardo Negrão

Governo em peso na disputa eleitoral. Só cinco ministros não são cabeças de lista da AD às legislativas

A aposta do PSD para as legislativas é na continuidade e 70% do Governo atual é agora cabeça de lista. Aguiar-Branco, presidente do Parlamento, volta a ser candidato a deputado.
Publicado a
Atualizado a

Dos 17 ministros do atual Governo, 12 são cabeças de lista às eleições legislativas de 18 de maio. Este número já inclui o chefe do Executivo, Luís Montenegro.

As escolhas dos sociais-democratas foram divulgadas esta quarta-feira e incluem, além dos ministros, o ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, voltará a encabeçar a lista do PSD em Bragança.

Em sentido contrário, Luís Montenegro, primeiro-ministro que tentará a reeleição, será cabeça de lista por Aveiro. Há um ano, foi o número um por Lisboa, lugar que é agora ocupado por Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças (há um ano foi 2.º).

Também José Pedro Aguiar-Branco, que até aqui foi presidente da Assembleia da República, voltará a encabeçar a lista no círculo de Viana do Castelo.

Hugo Soares, líder parlamentar do PSD, volta a ser cabeça de lista por Braga.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será número um pelo Porto, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, por Lisboa. Pedro Reis, da Economia, será cabeça de lista por Castelo Branco. Maria da Graça Carvalho, do Ambiente, lidera a lista do círculo eleitoral de Faro (há um ano, tinha sido encabeçada por Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas).

Manuel Castro Almeida, ministro da Coesão Territorial, foi a escolha para ser cabeça de lista por Portalegre (distrito onde, há um ano, o PSD não elegeu ninguém). Ana Paula Martins, da Saúde, cuja gestão foi muito criticada ao longo da Legislatura, será cabeça de lista por Vila Real (há um ano tinha sido número três por Lisboa).

O líder da distrital de Évora, Francisco Figueira, assume o lugar deixado pela anterior deputada pelo distrito, Sónia Ramos, que deixa o Parlamento para ser candidata à Câmara Municipal de Estremoz.

Já Fernando Alexandre, ministro da Educação, entra para o lugar de Eduardo Oliveira e Sousa, ex-presidente da Confederação dos Agricultores Portugueses, liderando a lista pelo distrito de Santarém.

Do atual elenco governativo, só cinco ministros não lideram listas em qualquer distrito: Nuno Melo (Defesa), Miguel Pinto Luz (Infraestruturas e Habitação), Dalila Rodrigues (Cultura), Margarida Blasco (Administração Interna) e Maria do Rosário Palma Ramalho (Trabalho e Segurança Social). Os dois primeiros devem, no entanto, estar em lugares elegíveis.

Governo em peso na disputa eleitoral. Só cinco ministros não são cabeças de lista da AD às legislativas
Legislativas: Rui Rocha, Mariana Leitão e Carlos Guimarães Pinto confirmados como cabeças de lista da IL

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt