PS no Porto aposta em campanha que se diz "jovem", mas já foi confundida com promoção à série Squid Game
Manuel Pizarro, candidato do PS à Câmara do Porto, decidiu inovar na forma como comunica com os eleitores, visando especialmente os mais jovens, e apostou numa linguagem de… formas geométricas. Concretamente: um círculo, um quadrado e um triângulo, sem mais, surgiram este fim de semana nos cartazes espalhados pela cidade.
Afinal, segundo noticia o Jornal de Notícias, estas formas visam representar segurança, habitação e mobilidade e a intenção da comunicação é modernizar a política. Terá a ideia sido bem conseguida?
É que rapidamente, tanto na rua como nas redes sociais, começaram a surgir outras interpretações. Alguns cidadãos -- precisamente os mais novos, o target da campanha -- viram os símbolos como uma referência à PlayStation. Outros, que veem televisão por streaming, assumiram que se tratava de uma qualquer referência ou promoção a Squid Game, aquela série sul-coreana onde praticamente todos acabam mortos -- e das formas mais inusitadas -- o que não será a melhor mensagem possível para uma campanha política...
Manuel Pizarro, em declarações ao JN, reconheceu que a receção dos cartazes foi, no mínimo, peculiar. Reconheceu as referidas comparações e que, em especial a "referência à série da Netflix, que é extremamente violenta não é, de todo, o que queremos representar”, disse.
Apesar da confusão, Pizarro garantiu que os cartazes representam compromissos concretos. A habitação, por exemplo, continuará a ser uma prioridade, com a promessa de casas a custo acessível. “Viver no Porto é tão caro como em algumas cidades do centro da Europa, mas os salários em Portugal são bastante inferiores. Para conseguir resolver esse problema é preciso também haver uma cooperação com os privados”, disse ao JN.
Quanto à mobilidade, a proposta que apresenta passa por um investimento na Área Metropolitana para que seja possível atravessar a cidade de forma mais simples. “Grande parte dos carros que circulam vem de fora da cidade porque as pessoas sentem que a atual rede de transportes não as serve totalmente. Por isso, é preciso investir à escala da Área Metropolitana, porque só tirando carros das ruas é que o trânsito vai melhorar”, disse.
E quanto à segurança? Aumentar o policiamento e revitalizar espaços urbanos é a proposta oficial. “Há certas partes do espaço público que se tornaram desconfortáveis, muito por culpa do tráfico de droga. Nesse sentido, é preciso aumentar o policiamento para devolver tranquilidade”, afirmou.
As questões que ficam por responder: alguém viu alguma destas ideias naquele cartaz? E figuras geométricas tranformam-se em votos? Se resultar, Pizarro terá descoberto um novo filão na propaganda política a explorar... Lá para setembro ou outubro (ainda não há data certa) ficaremos a saber.