Ministro diz que IUC em fevereiro serve para que pessoas “não se esqueçam” de pagar
ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Ministro diz que IUC em fevereiro serve para que pessoas “não se esqueçam” de pagar

“Parece-nos que vai melhorar a forma de pagamento dos impostos, porque vai fazer com que as pessoas não se esqueçam e paguem coimas”, justificou Miranda Sarmento.
Publicado a
Atualizado a

O Governo quer fixar fevereiro como mês de pagamento do IUC para quem tem de entregar até 100 euros, por acreditar que ajudará a que as pessoas “não se esqueçam” de pagar dentro do prazo, justifica o ministro das Finanças.

Durante uma audição esta sexta-feira, 7 de novembro, no parlamento, no âmbito da apreciação da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), Joaquim Miranda Sarmento justificou a mudança proposta pelo executivo por ser uma medida de “simplificação fiscal”.

“Parece-nos que vai melhorar a forma de pagamento dos impostos, porque vai fazer com que as pessoas não se esqueçam e [evitar que] paguem coimas”, justificou Miranda Sarmento.

Atualmente, o IUC é pago no mês da matrícula do veículo.

Ministro diz que IUC em fevereiro serve para que pessoas “não se esqueçam” de pagar
Governo fala de "informações falsas" e garante que vai manter valor do IUC

A mudança para uma data fixa é uma das 30 medidas da “agenda para a simplificação fiscal” que o primeiro Governo de Luís Montenegro apresentou em janeiro de 2025.

Na altura, Joaquim Miranda Sarmento já tinha justificado a alteração com o facto de “muitas pessoas” se esquecerem de “qual é o mês em que compraram carro”, acabando por pagar fora de prazo e ter de pagar coimas.

Esta sexta-feira no parlamento, lembrou que o Governo irá propor à Assembleia da República que “o pagamento seja feito em fevereiro” se o montante não for superior a 100 euros, ou que o valor seja “fracionado entre fevereiro e outubro” caso o total a pagar ao Estado seja superior.

Ministro diz que IUC em fevereiro serve para que pessoas “não se esqueçam” de pagar
Alterações no IUC vêm facilitar gestão financeira dos portugueses, diz associação do setor automóvel

“A assembleia decidirá se quer, ou não, fazer essa alteração”, disse, numa alusão ao facto de as regras de tributação, como é o caso, serem uma prerrogativa dos deputados.

Em resposta a perguntas da bancada do Chega, Joaquim Miranda Sarmento rejeitou existir qualquer medida para aumentar o IUC para carros anteriores a 2007 e explicou que a única mudança que o executivo pretende fazer passa por esta alteração relativamente ao momento em que os proprietários dos automóveis pagam o tributo.

Miranda Sarmento insistiu que não há no OE2026, nem em qualquer outra iniciativa, uma proposta para agravar o IUC.

image-fallback
PSD apresenta proposta para eliminar agravamento do IUC dos carros anteriores a 2007

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt