Lá fora: “Revolução” na política portuguesa com o “voo” da extra-direita e o “PS como o grande derrotado”
Foto: Miguel Pereira da Silva/lusa

Lá fora: “Revolução” na política portuguesa com o “voo” da extra-direita e o “PS como o grande derrotado”

Como os órgãos de comunicação social internacionais estão a ver as eleições portuguesas, com a provável queda do PS para terceira força política.
Publicado a
Atualizado a

A ultrapassagem feita ao PS pela faixa da direita, que poderá ter mesmo colocado o Chega à frente do partido liderado por Pedro Nuno Santos está em destaque na imprensa internacional.

A noite eleitoral portuguesa assume protagonismo lá fora com vários jornais a dar conta da “revolução” que saiu das urnas, conforme aponta o El País. O diário espanhol destaca que “o populismo que está a avançar em muitos países demorou mais tempo a chegar a Portugal, mas este domingo mostrou que o partido de Ventura conseguiu impor-se com sucesso em todo o país em tempo recorde”.

Já em França, o Le Figaro  alerta para a “dificuldade” que Montenegro poderá enfrentar para formar uma “maioria estável” enquanto a “extrema-direita está no encalço da oposição socialista” e o Le Monde é perentório a apontar o PS como o “grande derrotado da noite”.

O The Guardian sublinha o “grande resultado para a extrema-direita”. “O Chega conseguiu capitalizar a insatisfação generalizada com os principais partidos de esquerda e de direita em Portugal, numa altura em que o país continua a sofrer uma crise de habitação, saúde e educação e salários baixos”, escreve o meio britânico.

Em Itália, o  La Repubblica dá nota da queda histórica do PS para a terceira força política e frisa que “os portugueses estão cansados de eleições”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt