Legislativas: PAN recandidata Inês de Sousa Real em Lisboa
A atual deputada única e porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, vai encabeçar a lista do partido em Lisboa nas próximas eleições legislativas, antecipadas para 18 de maio.
Nos lugares seguintes da lista do PAN no principal círculo nacional - único em que o partido chegou a eleger dois deputados, em 2019 - vêm António Morgado Valente, atual deputado na Assembleia Municipal de Lisboa, e Sílvia Marques, que é deputada na Assembleia Municipal de Oeiras.
No quarto lugar da lista do PAN em Lisboa vem Pedro Fidalgo Marques, que não conseguiu ser eleito para o Parlamento Europeu enquanto cabeça de lista do partido nas eleições de 2024, e no quinto Tânia Mesquita, que integra a Comissão Política Permanente.
Ao ver reconfirmada a recandidatura, Inês de Sousa Real realçou que, durante a legislatura que agora termina, o PAN foi o segundo partido da oposição com mais iniciativas aprovadas, num total de 45. Entre "grandes avanços alcançados pelas mãos do PAN", destacou a criminalização da violência sexual baseada em imagens, apoios a associações zoófilas e a aprovação da moratória que proíbe a mineração em mar profundo.