Jornadas parlamentares PSD e CDS/PP: intervenção de Américo Aguiar não deixará de lado o tema dos migrantes
Américo Aguiar aceitou o convite de Hugo Soares, líder da bancada social-democrata, para participar nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS/PP, que terão lugar no domingo (13 de julho) e segunda-feira (14), em Évora. “Fui convidado para falar aos deputados, e participarei com todo o gosto”, diz ao DN o bispo da diocese de Setúbal, não adiantando no entanto o teor da intervenção. “Os deputados serão os primeiros a ouvir”, diz. Porém, o mote “Portugal não deixa ninguém para trás” é claro. Quando perguntado se os temas abordados terão a ver com as causas de Francisco e de Leão XIV - o papa que, ainda cardeal Prevost, quis saber do patricarca de Lisboa o que estava a fazer a igreja portuguesa sobre os migrantes - Manuel Aguiar afirma que “essas são, sem dúvida, boas linhas de pensamento”.
O candidato presidencial Luís Marques Mendes e o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes são outros dos convidados destas jornadas parlamentares, que, sob o lema "Transformar Portugal" decorrem na semana do último debate parlamentar com o primeiro-ministro, cujo intervenção encerrará o evento de Évora.
Na abertura, está prevista uma mensagem do presidente do CDS-PP, Nuno Melo, e intervenções dos líderes parlamentares dos dois partidos que compuseram a coligação pré-eleitoral AD: o social-democrata Hugo Soares e o democrata-cristão Paulo Núncio.
O último painel da tarde, sob o lema “Portugal que faz”, terá como oradores o presidente do Banco de Fomento, Gonçalo José Regalado, a nova presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo), Madalena Oliveira e Silva, e o presidente do Sistema de Depósito e Reembolso de Portugal, Leandro Mathias.
À noite, o convidado do jantar será o candidato a Presidente da República Luís Marques Mendes, que conta com o apoio já votado do PSD para as presidenciais de janeiro do próximo ano, numa matéria sobre a qual o CDS-PP ainda não tomou posição.
No segundo e último dia das jornadas, o painel será sobre “O Poder Local e a Reforma do Estado”, tendo como oradores o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e recandidato independente com o apoio do PSD, e Pedro Duarte, ex-ministro dos Assuntos Parlamentares do primeiro executivo PSD/CDS-PP de Luís Montenegro e candidato à Câmara Municipal do Porto.
As jornadas parlamentares terminam pela hora de almoço com intervenções dos líderes parlamentares de PSD e CDS-PP e do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.
*Com LUSA