DN e DN Brasil convidaram leitores e leitoras para assistir ao debate na redação.
DN e DN Brasil convidaram leitores e leitoras para assistir ao debate na redação.Foto: Reinaldo Rodrigues

Imigração fica de fora do debate final das eleições e frustra brasileiros

Convidados do DN/ DN Brasil para assistir ao debate sentiram falta do tema entre os candidatos.
Publicado a
Atualizado a

A imigração, tema tão presente na atualidade em Portugal, não foi um dos tópicos do debate final entre Luís Montenegro (PSD) e Pedro Nuno Santos (PS) realizado esta quarta-feira à noite. A falta do tema frustrou brasileiros que assistiram a transmissão em direto na redação do Diário de Notícias/DN Brasil.

"Frustrante", resumiu Marcos Paulo Lemos Vilella, brasileiro analista de dados que mora em Portugal há quase três anos. "Era importante que tivesse citado algo relacionado com a imigração", disse o profissional. Na visão do imigrante, o foco ficou muito na "quebra de confiança do Governo" e pouco em propostas concretas.

A advogada brasileira Anna Luiza Pereira também sentiu falta da temática. "Me sinto frustada por não ter visto a imigração abordado. Acho que está muito relacionado com a falta de representatividade dos imigrantes na política em Portugal", avalia Anna, que tem nacionalidade portuguesa e vai votar nestas eleições.

Para Cleonice dos Santos, que trabalha num armazém em Lisboa, a imigração deveria ter sido tema."Era muito esperado por nós que falassem dos imigrantes, que trabalhamos, descontamos para a Segurança Social e tudo mais", analisa a brasileira.

Marcelo Ventura, analista na área de inteligência artificial, afirma que o debate foi "nulo" para os imigrantes. "Mas nós não somos nulos em Portugal, por isso é muito decepcionante", explica.

Durante o debate, eles avaliaram que muitos dos problemas abordados poderiam ser diminuídos com a maior integração dos imigrantes, principalmente a falta de mão de obra em alguns setores. "Eles reclamam que não existem profissionais, mas muitos imigrantes capacitados estão aqui e não conseguem trabalhar, como é o caso dos professores", explica Marcelo Ventura. Foram citados outros exemplos como médicos, enfermeiras e profissionais de fisioterapia.

Numa avaliação geral, os quatro leitores e leitores avaliaram que Pedro Nuno Santos se saiu melhor neste frente a frente. E o que querem para Portugal no futuro? Todos estes brasileiros trabalham e escolheram Portugal para viver com suas famílias. A resposta foi unânime: um bom futuro para os filhos e netos, com estabilidade política, segurança e direitos para os imigrantes.

amanda.lima@dn.pt

DN e DN Brasil convidaram leitores e leitoras para assistir ao debate na redação.
Debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos marcado para esta quarta-feira
DN e DN Brasil convidaram leitores e leitoras para assistir ao debate na redação.
Legislativas. Estudo indica que 20,4% dos votos nas últimas eleições não elegeram deputados

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt