Escolha de candidato à câmara de Aveiro leva a demissões no PSD local
A decisão do PSD em escolher Luís Souto Miranda, atual presidente da Assembleia Municipal, como cabeça de lista para as eleições autárquicas deste ano provocou a demissão do presidente da concelhia, Simão Santana. A decisão tem efeitos imediatos.
Tal como o DN noticiou, Luís Souto Miranda vai disputar a liderança da Câmara Municipal de Aveiro com o irmão, Alberto, que concorre pelo PS e que já foi autarca na cidade.
Num comunicado onde explica os motivos da demissão, Simão Santana (que é adjunto de José Ribau Esteves, atual autarca que está em fim de mandato) refere que a escolha do candidato sem auscultar a concelhia é "politicamente lesiva".
Simão Santana diz ainda que a sua saída é motivada pelo facto da Comissão Política Nacional ter comunicado a escolha do candidato à concelhia "apenas poucos minutos antes do seu anúncio público".
Além de Simão Santana, demitiu-se ainda Rogério Carlos, vogal da concelhia do PSD.
"Os elementos que cessam funções desejam ao PSD, ao seu candidato Luís Souto e à sua candidatura os maiores e melhores sucessos políticos", refere a missiva.
Na segunda-feira, pouco depois de ser conhecido o nome de Luís Souto Miranda como candidato, fonte do PSD local não adiantou se a concelhia tinha ou não sido ouvida para esta escolha, dizendo, apenas, que "o processo está a ser gerido" pela Direção Nacional do partido.
Agora de saída, Simão Santana presidia à concelhia do PSD desde março de 2022.