Chega: Mithá Ribeiro continua cabeça de lista em Leiria e ex-CDS avança por Bragança
Foto: Leonardo Negrão / Global Imagens

Chega: Mithá Ribeiro continua cabeça de lista em Leiria e ex-CDS avança por Bragança

Dias depois de André Ventura não confirmar a continuidade do deputado, Mithá Ribeiro foi anunciado como candidato. Em Bragança (onde o partido não elegeu), José Mário Mesquita sucede a José Pires.
Publicado a
Atualizado a

Gabriel Mithá Ribeiro voltará a ser o cabeça de lista do Chega pelo círculo de Leiria, pelo qual foi eleito nas legislativas de 2022 e de 2024. Na sexta-feira, durante a apresentação da maioria dos principais candidatos do partido as eleições de 18 de maio, o seu nome foi um dos poucos que não foi confirmado por André Ventura.

Os problemas a nível distrital que terão existido na composição dessa lista foram ultrapassados e o professor universitário, que na presente legislatura foi um dos secretários da Assembleia da República, voltará a ser candidato pelo partido de que chegou a ser vice-presidente.

No outro círculo onde André Ventura não tinha revelado o cabeça de lista na sexta-feira, que foi o de Bragança, o Chega candidata o ex-dirigente do CDS José Mário Mesquita.

Médico de profissão, José Mário Mesquita foi candidato à Câmara de Mirandela pelo CDS-PP, no qual se desfiliou depois do 25 de Abril. Segundo uma reportagem do Observador, feita em fevereiro de 2024, o agora cabeça de lista do Chega deslocou-se à porta de um restaurante em Macedo de Cavaleiros para cumprimentar André Ventura, agradecendo-lhe a "tenacidade de compreender" Portugal.

André Ventura entregou esta segunda-feira às legislativas de maio.
André Ventura entregou esta segunda-feira às legislativas de maio.Foto: Gerardo Santos

Ventura confirma afastamento de alguns cabeças de lista

No Palácio de Justiça, onde foi entregar as listas de candidatos ao círculo de Lisboa, numa lista que volta a encabeçar, André Ventura confirmou o afastamento de alguns dos atuais deputados do grupo parlamentar do Chega. Não serão candidatos António Pinto Pereira, Diva Ribeiro e Henrique de Freitas, que em 2024 foram cabeças de lista por Coimbra, Beja e Portalegre, respetivamente. E também ocorrem algumas trocas de cabeças de lista, com Pedro Frazão a passar de Santarém (onde o primeiro candidato passa a ser o deputado Pedro Correia) para Aveiro, enquanto Jorge Galveias passa de Aveiro para Évora e Rui Cristina passa de Évora para Beja.

Em Lisboa tudo se manterá igual nos lugares cimeiros, destinados ao próprio Ventura, a Rui Paulo Sousa, Marta Silva, Pedro Pessanha, Ricardo Blaufuks, Felicidade Vital e Bruno Nunes. Novidades só a passaragem de José Barreira Soares, de 9.º para 8.º lugar, enquanto Patrícia Almeida sobe de 11.ª para 9.ª. Há um ano o Chega elegeu precisamente nove deputados no maior círculo nacional, enquanto Madalena Cordeiro, que foi a mais jovem parlamentar desta legislatura, terá maiores dificuldades em regressar à Assembleia da República, pois passa de 9.ª para 10.ª, lugar que nas últimas legislativas foi ocupado por Nuno Pardal Ribeiro, entretanto afastado ao ser investigado por pedofilia.

No Porto mantêm-se Rui Afonso, Diogo Pacheco de Amorim e Cristina Rodrigues nos três primeiros lugares da lista, mas Ventura deixou claro que haverá renovação. Entre os prejudicados estarão o luso-brasileiro Markus Santos.

Ao entregar as listas de Lisboa no Palácio de Justiça, André Ventura voltou a dizer que considerará uma derrota eleger menos do que os 50 deputados que o seu partido conseguiu obter no ano passado. De igual forma, colocou o objetivo de liderar o espaço político da direita, superando a AD - Coligação PSD/CDS, recorrendo a uma sondagem encomendada pelo Chega que coloca o seu partido como segunda força mais votada em Setúbal, só atrás do PS. E repetindo que tem a ambição de vencer em Lisboa.

Mas, tal como tinha feito na sexta-feira, o presidente do Chega realçou que a grande aposta eleitoral passa pelo reforço da votação a Norte, assumindo que até agora o seu partido teve votações mais significativas no Sul e no Centro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt