Caso das gémeas. Chega vai enviar relatório preliminar chumbado pela CPI para o Ministério Público
André Ventura anunciou esta quarta-feira que o Chega vai enviar o relatório preliminar elaborado pela deputada Cristina Rodrigues, chumbado pela comissão parlamentar de inquérito (CPI), para o Ministério Público.
As conclusões preliminares serão enviadas "para a Procuradoria-Geral da República para o acervo documental que já consta do processo das gémeas, que, como se sabe, está em investigação".
"O Ministério Público, melhor que ninguém, terá agora condições de ver se aquilo que foi concluído pelo Chega faz ou não sentido, face àquilo que foi, no fim, acordado entre os partidos, como uma forma clara de comércio político na Assembleia da República", disse o líder do Chega em declarações aos jornalistas.
As conclusões finais da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras, adotadas na terça-feira, apontam para uma "intervenção especial", sem ilegalidade, da Casa Civil do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
"Existiu uma intervenção especial pela Casa Civil da Presidência da República, embora não tenha sido identificado qualquer tipo de ilegalidade. Ainda assim, não conseguimos identificar, com total certeza, contactos realizados entre Maria João Ruela e as diversas instituições hospitalares", concluíram os deputados.
Esta ideia estava contida originalmente no corpo do relatório alternativo apresentado pelo PSD/CDS mas não foi refletida nas conclusões propostas por estes partidos. O PS decidiu apresentá-la como conclusão, conseguindo a aprovação com os votos favoráveis do PS, e a abstenção do PSD, CDS, IL, BE, PCP, Livre e PAN, e o voto contra do Chega.