António Vitorino também foi diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.
António Vitorino também foi diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.Fabrice COFFRINI / AFP

António Vitorino é o mandatário de Alexandra Leitão na corrida à câmara de Lisboa

O ex-comissário europeu foi escolhido por ser "uma figura conhecida de todos". André Moz Caldas encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Publicado a
Atualizado a

António Vitorino, antigo comissário europeu, foi escolhido por Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa (CML). A ex-ministra socialista é a cabeça de lista da coligação "Viver Lisboa", que junta o PS ao Livre, Bloco de Esquerda e PAN e que, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, tentará afastar Carlos Moedas da presidência da CML.

A confirmação, dada pela Lusa esta sexta-feira (8 de agosto), surge após a notícia de quinta-feira à noite do Expresso, que revelou o nome de Vitorino como mandatário.

As listas da coligação PS/Livre/BE/PAN serão entregues na próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, às 11h30, no Palácio da Justiça, em Lisboa. O momento contará com a presença de elementos da candidatura, bem como da própria Alexandra Leitão e de António Vitorino.

Segundo disse fonte da candidatura à Lusa, a escolha do ex-comissário europeu como mandatário da candidatura foi da própria Alexandra Leitão e foi motivada pelo facto de António Vitorino ser uma "personalidade que é conhecida de todos".

Tal como o DN noticiou, no melhor dos cenários para a coligação, o Livre poderá vir a ter três presidentes de junta (entre 24). As candidaturas às restantes 21 serão encabeçadas pelo PS.

Para cabeça de lista à Assembleia Municipal, Alexandra Leitão 'chamou' o ex-secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, que coordenou o programa eleitoral de José Luís Carneiro. Os socialistas têm, atualmente, a presidência deste órgão, liderado por Rosário Farmhouse desde 2021. O PS tem também o maior número de deputados municipais (27 em 75).

António Vitorino também foi diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.
Alexandra Leitão escolhe nome importante do programa eleitoral de José Luís Carneiro para Assembleia Municipal
António Vitorino também foi diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações.
Líderes em peso na apresentação da candidatura de Alexandra Leitão

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt