11 ou 18 de maio? Eleições antecipadas condicionam fase decisiva da I Liga
A decisão de dissolver a Assembleia da República e convocar eleições legislativas antecipadas, que deverá ser tomada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de ouvir o Conselho de Estado, que reúne na tarde desta quinta-feira, vai condicionar a fase decisiva da Liga de Futebol. As duas datas que foram avançadas pelo Chefe de Estado com as lideranças dos partidos com representação parlamentar, 11 e 18 de maio, ocorrem nos fins-de-semana da penúltima e da última jornadas.
A 33.ª e penúltima jornada da Liga inclui um Benfica-Sporting que poderá ser decisivo para a atribuição do título caso as duas equipas de Lisboa mantenham a vantagem para toda a concorrência - quando faltam disputar nove jogos, o Sporting lidera, com mais três pontos do que o Benfica (que tem um jogo em atraso) e nove pontos acima do FC Porto e do Sporting de Braga -, e mesmo que não fique então definido quem será o campeão, isso acontecerá necessariamente na jornada seguinte. De qualquer forma, nenhum jogo poderá ser disputado no domingo em que os portugueses forem chamados a eleger os deputados da Assembleia da República, pela terceira vez desde 2022.
Entre os partidos que foram recebidos no Palácio de Belém, o líder do CDS-PP, Nuno Melo, levantou objeções à data de 11 de maio, por considerar que colidia com a peregrinação a Fátima de milhares de católicos empenhados em participar na celebração do 13 de maio. Sem confirmar se alguém levantou a questão da fase decisiva da Liga, fonte oficial da Presidência da República defendeu ao DN que "todas as aplicações e ajustes serão tidos em conta", o que implicará alterações de jogos. Mesmo a hipótese de 25 de maio, que colidiria com a intenção de resolver a crise política o mais depressa possível, colidiria com a final da Taça de Portugal, que poderá ser também disputada entre Sporting e Benfica caso derrotem os respetivos adversários nas meias-finais.
Ao DN, fonte oficial da Liga Portugal, entidade organizadora das competições profissionais de futebol, disse que não ainda não foi recebida qualquer informação, o que é considerado natural, tendo em conta que não existe sequer uma decisão tomada pelo Presidente da República.
Além disso, como o Vitória de Guimarães prossegue numa competição europeia, a Liga Conferência, só na próxima semana ocorrerá a marcação das próximas jornadas. Sendo mesmo possível que as datas das duas últimas fiquem para mais tarde.