"Um século português". Veja a entrevista a Adriano Moreira

Entrevista a Adriano Moreira gravada em 2019, partida em quatro episódios e conduzida por Viriato Soromenho-Marques, na qual o político que completa hoje 100 anos fala da sua infância e juventude, do Ultramar e de Salazar, passando pela década de 1960 até aos dias de hoje.

Episódio 1. Da chegada a Lisboa até à prisão com Mário Soares.

Adriano Moreira, filho de um moleiro de uma aldeia transmontana, chega a Lisboa ao colo da mãe. Consegue tirar um curso superior - algo verdadeiramente raro para pessoas de proveniência tão humilde. Neste primeiro episódio, entrevistado por Viriato Soromenho-Marques, acompanhamos o final do curso na Universidade até aos primeiros casos como advogado e depois a prisão, onde encontra pela primeira vez Mário Soares.

Episódio 2. A defesa da igualdade de direitos no Ultramar

O Ultramar é uma palavra-chave na vida de Adriano Moreira. A defesa dos direitos humanos estão na base da sua carreira académica e nela conhece Marcelo Caetano como oponente. Ele é o propulsor da transformação da Escola Colonial em Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina, atual ISCSP. É nessa fase da vida que ocupa um lugar na ONU. A entrevista é conduzida por Viriato Soromenho-Marques.

Extra: depoimentos de Narana Coissoró e Almirante António Silva Ribeiro

Episódio 3. O convite de Salazar e a demissão, um ano depois

Salazar convida Adriano Moreira para assumir o cargo de secretário de Estado do Ultramar - mais tarde ministro. O Estatuto do Indigenato é a gota de água entre ele e Salazar. "Revogado", decidiu Adriano Moreira. Viriato Soromenho-Marques conduz a entrevista e viajamos até aos abalos políticos dessa decisão, que levaram posteriormente à ruptura com o chefe do Governo.

Extra: depoimentos de Ramalho Eanes, Almirante António Silva Ribeiro e Isabel Moreira

Episódio 4. Da década de 60 aos dias de hoje. Uma visão-testamento sobre o país

Do modus operandi dos governos de Salazar até à carreira política no CDS, Adriano Moreira deixa-nos a sua visão do país desde a década de sessenta até aos dias de hoje - e também uma visão-testamento sobre o sentido da sua vida. Entrevista conduzida por Viriato Soromenho-Marques.

Extra: depoimentos de Narana Coissoró, Ramalho Eanes, Almirante António Isabel Ribeiro e Isabel Moreira

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG