Galamba diz que TAP já apurou valor a devolver por Alexandra Reis
Ministro das Infraestruturas foi esta quinta-feira ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da TAP. Ao fim de mais de seis horas de questões, não terá convencido todos os deputados.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta noite ter informação de que a TAP já apurou o montante a devolver pela ex-administradora Alexandra Reis e que vai proceder à recuperação desse valor.
Relacionados
Esta foi uma das maiores novidades das mais de seis horas de questões respondidas pelo ministro das Infraestruturas no Parlamento, na comissão de inquérito à TAP.
"A devolução da indemnização está a ser tratada, há algumas dúvidas processuais [...]. A informação que eu tenho é que a TAP já consolidou a sua interpretação e, portanto, já tem apurado o montante exato e que vai proceder a essa recuperação", afirmou o ministro, na comissão de inquérito à companhia aérea, quando questionado pelo deputado Bernardo Blanco, da IL, sobre em que ponto se encontra a devolução da indemnização paga a Alexandra Reis.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
De resto, toda a audição centrou-se muito nos acontecimentos no ministério que levaram à demissão do adjunto Frederico Pinheiro. A maioria dos partidos da oposição tentaram estabelecer definitivamente uma "linha do tempo" dos acontecimentos, em especial dos contactos do ministro e da sua chefe de gabinete para as autoridades -- com relevo para a intervenção do SIS.
Galamba não respondeu aos acontecimentos ocorridos no ministério, escusando-se com o facto de não os ter presenciado. Quanto às chamadas telefónicas que fez, entre elas para o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro que, segundo lhe disse, o aconselhou a contactar o SIS no caso do computador, a sequência das mesmas não ficou esclarecida de forma a satisfazer todos os deputados.
Para Galamba, os acontecimentos no ministério estão encerrados: "Não vou abrir nenhum inquérito. Quem tinha de ser exonerado já foi". E a sua capacidade de exercício de funções, como afirmou, não se encontra minimamente beliscada.
Para a oposição, no entanto, esta inquirição não resolveu, de todo, todas as dúvidas.
Leia o filme dos acontecimentos: