PS. Sete ministros são cabeças de lista para as legislativas

É na segunda-feira (13 de dezembro) que vai decorrer a reunião da comissão política nacional do PS para a aprovação final das listas de deputados.

O secretário-geral do PS, António Costa, conta com vários membros do Governo para encabeçar as listas de deputados quando falta menos de dois meses para as eleições legislativas (30 de janeiro).

Dos 19 ministros, sete, pelo menos, são cabeças de lista, noticia a TSF. É o caso da responsável pela pasta da Saúde, Marta Temido (por Coimbra), o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues (Viana do Castelo), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (Guarda), que voltam a liderar círculos eleitorais.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, também volta a ser número 1 por Aveiro.

Alexandra Leitão, responsável pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, também volta a ser aposta de Costa. Mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, na qual se inclui ainda a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Em Lisboa, António Costa, deve voltar a ser o número 1 na lista à Assembleia da República, um círculo eleitoral que elege 48 deputados. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, fica com um dos primeiros lugares.

Os deputados Tiago Estevão Martins e Pedro Coimbra também devem voltar a concorrer à Assembleia da República, segundo a TSF.

Há, no entanto, espaço para estreias, com a escolha de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Social, para cabeça de lista pelo círculo de Castelo Branco. É a primeira vez que se candidata a deputada.

PS fecha lista de deputados na segunda-feira

Em 2015 e 2019, recorda a TSF, a escolha para número 1 em Castelo Branco recaiu em Hortense Martins, mas a ainda deputada foi acusada pelo Ministério Público de falsificação de documentos, e perdeu a presidência da federação distrital para o autarca da Covilhã, Vítor Pereira.

O secretário de Estado Adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, vai ser cabeça de lista em Leiria e, desta forma, passa de terceiro para primeiro na lista do PS neste circulo eleitoral.

Ainda no campo das estreias, o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, sobe do segundo lugar para cabeça de lista por Portalegre.

É na segunda-feira (13 de dezembro) que vai decorrer a reunião da comissão política nacional do PS para a aprovação final das listas de deputados, isto depois de já se saber quem são os cabeças de lista do PSD para as eleições legislativas. O líder do partido, Rui Rio, volta a ser número 2 pelo circulo do Porto, que tem como cabeça de lista a deputada Sofia Matos. Já Ricardo Baptista Leite, deputado e médico, foi o escolhido para Lisboa.

De referir que as listas de deputados têm de ser entregues no Tribunal Constitucional até 20 de dezembro, 40 dias antes das legislativas, que estão marcadas para o último domingo de janeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG