Marcelo deseja êxitos e destaca vacinação e ajudas financeiras

Marcelo Rebelo de Sousa antevê "seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas também um pouco por todo o mundo", como "ator internacional de primeira linha".
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da República saudou esta terça-feira e desejou êxitos à presidência portuguesa da União Europeia, destacando os processos de vacinação contra a covid-19 e de atribuição de ajudas financeiras aos Estados-membros para fazer face à atual crise.

Numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa antevê "seis meses de grande empenho das autoridades portuguesas e de afirmação de Portugal, quer em Bruxelas, mas também um pouco por todo o mundo", como "ator internacional de primeira linha".

"Ser Estado-membro da União Europeia torna-nos num ator internacional de primeira linha e esta presidência é um momento raro de dirigir os destinos e as tomadas de decisão desta comunidade de valores, de promoção da paz, dos direitos humanos, da igualdade, solidariedade e estabilidade e do bem-estar sustentável dos cidadãos europeus, mas também da melhoria das condições de vida em muitos outros locais do mundo", considera.

Segundo o chefe de Estado, "é esta igualdade e solidariedade da União Europeia que vai permitir que os seus 450 milhões de cidadãos possam vir a ser vacinados" contra a covid-19, "bem como atribuir as ajudas financeiras" para fazer face à crise social e económica causada pela pandemia.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que "as prioridades definidas pelo Governo português para esta presidência", durante o primeiro semestre de 2021, são "promover a recuperação, a coesão e os valores europeus, promover a União Europeia como líder na ação climática, acelerar a transformação digital ao serviço dos cidadãos e das empresas, valorizar e reforçar o modelo social europeu, promover uma Europa aberta ao mundo".

"O Presidente da República saúda assim o início desta Presidência Europeia e deseja os maiores êxitos na sua realização", lê-se na nota.

Portugal assumiu no dia 1 de janeiro, pela quarta vez, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

O primeiro-ministro, António Costa, recebe hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no primeiro encontro oficial da presidência portuguesa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente hoje no concerto inaugural da presidência portuguesa, também no Centro Cultural de Belém.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt