O socialista Miguel Prata Roque.
O socialista Miguel Prata Roque.Foto: Reinaldo Rodrigues

Prata Roque visita bairros sociais de Loures e convida Ricardo Leão, “que não tem agenda”

Candidato à presidência da FAUL vai estar neste sábado na Quinta do Mocho, Quinta da Fonte, Catujal e Zambujal. “É importante que o PS volte a reposicionar-se”, defende, após a defesa de “despejos doa a quem doer” pelo autarca socialista.
Publicado a
Atualizado a

Miguel Prata Roque, candidato à presidência da Federação da Área Metropolitana de Lisboa (FAUL) do PS, vai dedicar este sábado a visitar bairros sociais de Loures. O professor universitário e comentador televisivo disse ao DN que convidou o presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, para o acompanhar, nomeadamente num encontro com militantes socialistas do concelho, mas o autarca respondeu que “não tem agenda para estar presente”, desejando-lhe “boa sorte” na disputa eleitoral com a eurodeputada Carla Tavares, de quem Leão é apoiante.

As eleições para a presidência da FAUL, que estão marcadas para a próxima sexta-feira, 10 de janeiro, realizam-se precisamente devido à demissão de Ricardo Leão, que fora eleito para o cargo meses antes, após reações muito críticas à sua defesa de “despejos doa a quem doer” para titulares de contratos de habitação social envolvidos nos tumultos que se seguiram à morte do imigrante cabo-verdiano Odair Moniz, no decurso de uma perseguição policial no bairro da Cova da Moura. Além de muitos danos materiais, o motorista Tiago Cacais sofreu queimaduras muito graves quando vários desconhecidos pegaram fogo ao seu autocarro.

O objetivo de Prata Roque passa por “promover um maior conhecimento sobre a realidade daqueles bairros e das pessoas que lá vivem”, bem como “contribuir para uma definição de políticas públicas mais eficazes, humanas, inovadoras e inclusivas”. E a sua visita incluirá contactos com associações locias e de integração de imigrantes, passagens por instituições, prédios urbanos e infraestruturas públicas, e um almoço com comidas típicas africanas.

O programa da visita, preparada pelo Grupo de Ação Rápida para a Inclusão Social da candidatura “Semear Esperança”, coordenado pela antiga deputada Maria Antónia Almeida Santos, começará às 10h00 de sábado, na Casa da Cultura de Sacavém, seguindo-se passagens pelos bairros da Quinta do Mocho, da Quinta da Fonte, do Catujal e do Zambujal, onde decorrerá, às 16h00, o encontro com militantes do PS, na Associação de Moradores.

“É importante que o PS volte a reposicionar-se em territórios muito pressionados, com graves bolsas de pobreza”, defende Prata Roque, acrescentando que o próprio Ricardo Leão “admitiu que fez declarações infelizes”. Ao contrário do presidente da Câmara de Loures - que tal como a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, apoia a candidatura de Carla Tavares -, estarão com o candidato à liderança da FAUL o ex-presidente da concelhia de Loures, Pedro Farmhouse, e o antigo presidente da Junta de Freguesia da Apelação, António Soares Louro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt