Portugal inspira os espanhóis
Inspira, palavra com uma conotação muito forte e positiva, foi a escolhida para dar nome ao evento que Portugal vai organizar na próxima terça-feira em Madrid. Um colóquio “inspirador” que ao longo do dia vai reunir diversas personalidades dos dois países para falar sobre economia, inovação, energia, empreendedorismo e liderança, entre outras temáticas.
“Portugal inspira cada vez mais os espanhóis porque os espanhóis cada vez mais conhecem Portugal. Esta é uma inspiração que queremos que seja recíproca”, começa por explicar João Mira Gomes, o embaixador de Portugal em Espanha. “Queremos que as pessoas que participem se sintam inspiradas pelos oradores, que também inspirem os outros e que com base nos últimos 50 anos, olhemos para os próximos 10 em conjunto”, acrescenta.
O antigo primeiro-ministro português e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, estará na abertura da conferência e o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, no fecho. “Pelo meio vamos ter um painel a falar das experiências empresárias com o diretor da Bial, António Portela, e um representante de El Corte Inglés, Santiago Bau, empresa que começou a sua internacionalização em Portugal”, sublinha Mira Gomes. Para abordar a temática da energia está confirmada a presença do CEO da EDP, Miguel Stilwell, e do presidente da Repsol, Antonio Brufau, num colóquio moderado pela presidente de OMEL, Carmen Becerril.
“Em temas de energia Portugal e Espanha podem fazer muitas coisas pelos dois países e pela Europa”, lembra o embaixador. E também não vão faltar ao evento os dois presidentes das câmaras municipais das capitais ibéricas. Carlos Moedas, de Lisboa, e José Luis Martínez-Almeida, de Madrid, “para falar sobre como aproximar às pessoas”.
Miguel Poiares Maduro, ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Portugal, “abordará a forma de comunicarmos e como chegar às pessoas” e o português Daniel Traça, novo diretor do ESADE, “tratará do tema do conhecimento e da sua transmissão”, acrescenta Mira Gomes. No todo, “um programa interessante que junta pessoas com as quais quisemos abranger um leque grande de temas, que têm alguma ligação à Espanha”. Entre os oradores estão também três jovens portugueses, inspiradores no seu trabalho, que ao mesmo tempo se sentiram inspirados por outras pessoas para lançar os respetivos projetos. Lara Rodrigues é arquiteta, programadora cultural e fundadora de Lata 66, projeto de arte urbana onde as pessoas com mais de 60 anos são os protagonistas. Rui Quinta, de família de pescadores, criou a “Peixaria Centenária”, em Lisboa, uma peixaria tradicional com espírito moderno. E Diogo Miranda foi de Guimarães para o Perú onde, depois de conhecer a sua cultura e gastronomia, acabou a dirigir o restaurante Central, em Lima, considerado o melhor do mundo o ano passado.
A ideia de Inspira Portugal surgiu há uns meses depois de João Mira Gomes ter recebido o prémio Francisco de Melo e Torres, como diplomata económico do ano, em referência ao 2023, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. “Um prémio que oferece a possibilidade de organizar um encontro na área da diplomacia e outras áreas. E começamos a pensar em ter um encontro marcante em Madrid que projetasse a imagem de Portugal nos últimos 50 anos e que levasse as pessoas a pensar em conjunto nos próximos 10”, explica o próprio embaixador. A ideia nasceu em parceria com a Fundação Ramón Areces e será no seu auditório, com capacidade para 400 pessoas, que vai ter lugar o evento. Para este projeto “temos o privilégio de ter como organizadora e coordenadora a Maria de Lurdes Vale, diretora de Turismo de Portugal em Espanha e encarregada na Embaixada por estes projetos especiais”, agrega.
A participação no colóquio é gratuita com inscrição prévia e a resposta está a ser muito positiva. Também está prevista uma degustação de produtos portugueses e para fechar o evento Salvador Sobral realizará uma atuação musical “muito especial”. Depois da “inspiração” das palavras será a vez da “inspiração” musical.