Pedro Nuno Santos favorito na luta com Carneiro pela liderança do PS

Vantagem é ainda maior entre os eleitores socialistas. Mas o conjunto dos portugueses diz que o titular da Administração Interna daria um melhor primeiro-ministro.
Publicado a
Atualizado a

Pedro Nuno Santos é o favorito dos portugueses a vencer as eleições no PS (52%) e o candidato socialista com maior probabilidade de chegar a primeiro-ministro (50%), de acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. José Luís Carneiro (38%) só aparece à frente do seu principal rival (34%) quando se pergunta quem daria um melhor primeiro-ministro. No entanto, quando se analisam apenas os resultados entre os eleitores socialistas, Pedro Nuno Santos deixa Carneiro para trás em todos os capítulos.

A vantagem do ex-ministro da Infraestruturas é de dois para um relativamente ao ainda titular da pasta da Administração Interna. É assim quando se pergunta aos portugueses sobre qual dos dois tem mais hipóteses de vencer as diretas no PS, marcadas para 15 e 16 de dezembro (52% contra 26%), como quando a questão remete para as eleições legislativas de 10 de março e para a probabilidade de algum deles se tornar o próximo primeiro-ministro (50% contra 24%).

É verdade, no entanto, que os portugueses não votam na escolha para secretário-geral do PS. Razão pela qual tem maior significado o que pensam os potenciais eleitores socialistas. E quando a análise se foca nos resultados deste segmento da amostra, a diferença é ainda maior: relativamente à pergunta sobre a corrida à liderança do partido, Pedro Nuno Santos chega aos 61% e alarga a vantagem para 35 pontos; quanto à probabilidade de chegar a chefe do Governo, cresce para os 59%, com mais 32 pontos percentuais do que Carneiro.

Também é certo que não são os eleitores socialistas a escolher o próximo líder. E a sondagem não chega ao ponto de distinguir como poderão votar os militantes do PS. Mas, também nessa contabilidade se adivinha uma vantagem para Pedro Nuno Santos: na contagem de espingardas, que é atualizada todos os dias, vai à frente em quem tem a capacidade de mobilizar eleitores para as diretas, por causa da sua ligação ao aparelho, ou seja, entre os deputados, os autarcas e os líderes de concelhias e distritais.

Há um único ponto em que José Luís Carneiro pode cantar vitória: é ele que reúne uma maior percentagem (mas não uma maioria) quando a pergunta é sobre qual dos dois daria um melhor primeiro-ministro. São mais quatro pontos que Pedro Nuno Santos, mas também é esta a questão em que mais pessoas são incapazes de dar uma resposta (28%), mesmo que o inquérito tenha sido feito quando já tinha passado mais de uma semana sobre o anúncio das candidaturas.

Por outro lado, se o país em geral até valoriza mais as qualidades de Carneiro, entre os socialistas é de novo Santos que vence, ainda que por margem estreita: 44% contra 41% acham que daria um melhor primeiro-ministro. O ainda ministro da Administração Interna só fica à frente do ex-ministro das Infraestruturas entre os portugueses porque vence claramente entre os eleitores de todos os partidos à direita. Ao contrário, o "maestro" da primeira versão da geringonça tem, para além dos socialistas, a admiração dos que votam mais à esquerda (BE e CDU).

Os portugueses estão bastante divididos sobre o que deve fazer o PS, no caso de uma vitória nas legislativas sem maioria absoluta. Ainda assim, são mais os que defendem acordos ou coligações à esquerda (46%), do que os que preferem um Governo socialista em minoria (41%). Mais uma vez, o resultado é diferente entre os eleitores do PS e, de novo, com uma proporção de dois para um: 60% quer entendimentos com bloquistas e/ou comunistas, 30% que o PS governe em minoria. Mais um sinal de que o "maestro" da geringonça leva vantagem sobre o ministro centrista. Quando está em causa um acordo e/ou coligação, a solução com maior apoio é a de juntar BE e CDU em simultâneo, como em 2015. No apoio a um governo socialista solitário destacam-se os eleitores liberais, sociais-democratas e do Chega. Os 46% de portugueses que defendem soluções à esquerda dividem-se quanto à fórmula: uma parte (47%) entende que isso implica a participação de outros partidos no Governo, com destaque para os eleitores à direita; a outra parte (44%) considera suficiente repetir a solução dos acordos de incidência parlamentar, com destaque para os eleitores socialistas.

Quem vence
Pedro Nuno Santos vence todos os segmentos em que se divide a amostra (regiões, género, idades, classes sociais e voto partidário) quando as perguntas são sobre o favoritismo na luta interna ou sobre probabilidades de chegar a primeiro-ministro.

Quem convence
Quando a pergunta é sobre quem daria um melhor primeiro-ministro, Carneiro destaca-se entre os que residem na Região Norte (mais 13 pontos), os que têm 65 ou mais anos (mais 24 pontos) e os que têm rendimentos mais altos (mais 19 pontos).

rafael@jn.pt

FICHA TÉCNICA
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para DN/JN/TSF. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 802 entrevistas efetivas: 675 entrevistas online e 127 entrevistas telefónicas; 389 homens e 413 mulheres; 172 entre os 18 e os 34 anos, 199 entre os 35 e os 49 anos, 206 entre os 50 e os 64 anos e 225 para os 65 e mais anos; Norte 257, Centro 165, Sul e Ilhas 142, A. M. Lisboa 238. Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 18 e 23 de novembro de 2023. Taxa de resposta: 71,75%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt