Pedro Duarte afasta ser candidato à Câmara do Porto
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Coelho, foi eleito presidente da distrital do Porto do PSD, com 92,1% dos votos, apesar de não ter nenhum adversário. Na hora de celebrar a vitória, o governante, que apareceu como candidato de consenso, o que implicou a desistência de Sérgio Humberto e de Alberto Santos, estabeleceu como objetivo arranjar “um grande candidato” para a Câmara do Porto. Mas deu sinais de que não será ele a tentar suceder ao independente Rui Moreira nas autárquicas do próximo ano.
“Estou completamente focado na missão que estou a desempenhar no Governo, e portanto não tenho mais nada no horizonte”, disse Pedro Duarte, citado pela Lusa. E garantiu que a reflexão quanto ao nome ideal para assegurar a reconquista da Câmara do Porto, que escapa ao PSD desde que Rui Rio terminou o seu derradeiro mandato, em 2013, deverá prolongar-se até ao próximo ano, “com tranquilidade e com serenidade”.
Também nesta sexta-feira, numa votação que decorreu entre as 18.00 e as 23.00 horas, ao mesmo tempo que as diretas para a presidência do PSD, o eurodeputado Paulo Cunha foi reeleito para a liderança da distrital social-democrata de Braga.
Na lista única encabeçada pelo vice-presidente social-democrata, que durante muitos anos presidiu a Câmara de Vila Nova de Famalicão, deu-se o regresso à vida partidária de Miguel Macedo. O antigo ministro da Administração Interna é o presidente da Mesa da Assembleia Distrital de Braga do PSD.