Paula Santos assume debates com primeiro-ministro após saída de Jerónimo

Deputada comunista já vinha a intervir nos debates com o primeiro-ministro e essa tendência vai acentuar-se.

A líder parlamentar comunista anunciou esta terça-feira que vai ser o rosto principal do PCP nos debates com o primeiro-ministro, com a saída de Jerónimo de Sousa do parlamento, rejeitando que a sua substituição se coloque com um novo secretário-geral.

Em conferência de imprensa no parlamento, Paula Santos confirmou que vai ser o rosto da bancada comunista nos debates de política geral com António Costa, agora que o secretário-geral cessante e último deputado constituinte renunciou ao mandato de deputado.

"Naturalmente, nos debates com o primeiro-ministro, já tenho intervindo" e essa tendência vai acentuar-se, confirmou a líder da bancada.

Interpelada sobre a possibilidade de haver alterações na liderança do grupo parlamentar com escolha de Paulo Raimundo para secretário-geral do PCP, Paula Santos foi taxativa: "Não é uma questão que se coloque neste momento".

Paula Santos foi escolhida para liderar a bancada comunista, sucedendo a João Oliveira, que falhou a eleição pelo círculo de Évora nas últimas eleições legislativas, em janeiro deste ano.

Com a saída de Jerónimo de Sousa, o grupo parlamentar do PCP passa a ser composto pelos seguintes deputados: Paula Santos, Alma Rivera, Alfredo Maia (em substituição de Diana Ferreira que está de licença de maternidade), Bruno Dias, João Dias e Duarte Alves.

Jerónimo de Sousa formalizou esta terça-feira a renúncia ao mandato de deputado à Assembleia da República, depois de ter anunciado essa intenção no domingo, em conferência de imprensa sobre a reunião do Comité Central do PCP que se realizou no sábado.

Secretário-geral do PCP durante quase 18 anos, Jerónimo de Sousa abdicou do cargo a meio do mandato por questões relacionadas com a sua saúde.

A direção comunista propôs Paulo Raimundo, de 46 anos, para ser o substituto. O nome vai ser votado na noite de sábado, em reunião do Comité Central, depois de concluídos os trabalhos do primeiro dia da Conferência Nacional do PCP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG