A próxima cimeira ibérica, a realizar no Minho no último trimestre do ano, "será o momento ideal" para anunciar projetos de alta velocidade ferroviária que ligarão Portugal à Galiza, disse esta quinta-feira, em Viana do Castelo, o ministro das Infraestruturas.."Nós teremos uma cimeira ibérica muito em breve, eu acho que esse será o momento ideal", respondeu o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, a uma questão da Lusa acerca das sucessivas apresentações da Infraestruturas de Portugal (IP) sobre o tema, mas sem uma concretização definitiva..O governante falava aos jornalistas em Viana do Castelo, após a viagem inaugural das primeiras carruagens Arco renovadas, compradas à espanhola Renfe em 2020 por 1,65 milhões de euros, num total de 51 unidades.."Posso-vos garantir que nós estamos a trabalhar bem com o lado espanhol, tanto com o Governo espanhol como com o Governo da Galiza, e portanto as coisas estão a correr bem", disse Pedro Nuno Santos, assegurando que "a vontade de ligar a Galiza ao resto de Portugal é fundamental para todos os lados" da fronteira..Segundo o ministro, "é do interesse tanto da Galiza como de Portugal" existir a ligação..Questionado sobre se Lisboa e Madrid poderiam bloquear as ambições regionais, Pedro Nuno Santos disse: "não, não vão".."Nós queremos. A Galiza quer", respondeu..Interpelado sobre se Madrid quer, o ministro português disse que "Espanha obviamente quer ajudar a que a Galiza tenha aquilo que quer"..O primeiro-ministro, António Costa, afirmou em 03 de junho que acertou com o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, que a próxima Cimeira Luso Espanhola vai realizar-se no outono, no Minho, estando em destaque a ciência e o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga..A fase 1 da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Vigo poderá vir a custar mais 350 milhões de euros do que o previsto inicialmente, segundo um documento apresentado por um diretor da Infraestruturas de Portugal (IP) em março, passando a 1.250 milhões de euros ao contrário dos 900 inicialmente previstos..Já sobre a ligação atual pela linha do Minho, e acerca da ligação entre o Porto e Vigo ser feita por um comboio a gasóleo apesar de a linha estar eletrificada dos dois lados da fronteira, Pedro Nuno Santos reconheceu que "há um trabalho a fazer com o Governo espanhol" sobre as diferenças de tensão elétrica entre os dois países..Relembrando que a espanhola Renfe tem locomotivas bitensão, ao contrário do que acontece com a CP - Comboios de Portugal, o ministro falou na necessidade de fazer um "trabalho para que os espanhóis se aproximem da tensão" usada em Portugal..O presidente em exercício da CP, Pedro Moreira, disse aos jornalistas, na mesma ocasião, que a empresa está "a trabalhar com a Renfe" para ultrapassar a questão "tão rapidamente quanto possível".."Ainda não temos valores", afirmou o responsável da transportadora quando questionado se a solução seria dispendiosa, frisando que para já a discussão com congénere espanhola "está ao nível técnico"..Sobre esta questão, o ministro Pedro Nuno Santos referiu que não é possível "resolver os problemas num dia, numa semana, num ano, ainda para mais numa área que esteve sob esquecimento nacional durante décadas", mas disse haver uma "certeza clara" sobre a capacidade do Governo em fazer "mesmo".