Rui Rocha vai apresentar programa eleitoral no próximo sábado
Rui Rocha vai apresentar programa eleitoral no próximo sábadoGerardo Santos / Global Imagens

Iniciativa Liberal quer salário médio em 1500 euros com "maior descida de IRS de sempre""

Valorização dos rendimentos e baixa de carga fiscal estão entre os cinco grandes objetivos do programa eleitoral dos liberais. Mas também há lugar para saúde, educação, habitação e justiça.
Publicado a
Atualizado a

O programa eleitoral da Iniciativa Liberal (IL), que será apresentado no próximo sábado, coloca entre os "cinco grandes objetivos" para a próxima legislatura a subida do salário médio para 1500 euros líquidos, o que equivale atualmente a 2130 euros brutos. Segundo os liberais, essa meta, a alcançar até 2028, seria conseguida com a "maior descida de IRS de sempre" e um crescimento anual dos salários de 5,5%.

Outras prioridades do partido liderado por Rui Rocha passam pela atribuição até 2025 de um médico de família a todos os portugueses, "com um sistema de saúde que integre o serviço público, privado e social", como acontece na Alemanha e Países Baixos. Uma medida que os liberais destacam ser para todos, mas começando por quem tem mais de 65 anos, pelas mulheres grávidas e crianças até nove anos.

Também é apontada como uma das metas da IL que pelo menos 82,5% dos alunos tenham resultados positivos no final da legislatura em cada um dos domínios avaliados pelo PISA, o que envolveria o regresso dos exames no fim de clclo, um programa de emergência de recuperação de aprendizagens e liberdade para as famílias escolherem a escola dos seus filhos.

No que toca à habitação, os liberais apontam para que a construção de 250 mil novas habitações esteja iniciada ou terminada em 2028. Para tal, propõem uma combinação de simplificação de licenciamentos de obras, redução da carga fiscal que incide sobre o sector e a utilização dos imóveis vazios detidos pelo Estado.

Por último, a IL pretende que o prazo médio das decisões em primeira instância nos tribunais administrativos seja reduzida dos atuais 850 dias para menos de um ano, o que permitiria igualar a média europeia. Neste caso, os liberais advogam maior recurso à arbitragem administrativa, o incremento na qualificação dos funcionários judiciais e a criação de juízos de competência especializada em matérias de urbanismo, ambiente e ordenamento de território.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt