"Fui eleito pelos lisboetas e o primeiro-ministro tem que se habituar a isso"

Presidente da Câmara de Lisboa pede apoio do Governo e teceu rasgados elogios a Marcelo Rebelo de Sousa.
Publicado a
Atualizado a

Carlos Moedas respondeu esta sexta-feira ao recado dado por António Costa, que disse que o autarca lisboeta não lhe telefonou após ter ficado com a casa inundada.

"Há dez dias que estamos numa situação muito difícil. Durante estes dez dias tenho estado ao lado dos lisboetas, principalmente os que viveram situações mais dramática. O primeiro-ministro não me ligou a ministra da Presidência visitou Loures e Oeiras mas não visitou Lisboa, mas o importante são soluções rápidas. Não liguei ao PM porque o trabalho foi muito e estive a lutar ao lado dos lisboetas. Fui eleito pelos lisboetas e o primeiro-ministro tem que se habituar a isso. Comandar esta operação é estar com casos graves, estive a resolver casos de pessoas que ficaram sem nada", afirmou aos jornalistas, à margem do debate "Como concretizar a transparência e prevenção da corrupção na Câmara Municipal de Lisboa?".

Perante a insistência dos jornalistas, que lhe voltaram a questionar se Costa lhe ligou por causa do mau tempo que tem assolado a capital, Moedas salientou que recebeu "telefonemas de outros membros do governo, como o ministro José Luís Carneiro e a ministra Ana Abrunhosa".

"Estive no terreno, houve dias em que tivemos mais de 400 pessoas no terreno. Vou fazer a minha parte e lançar o fundo de apoio, mas precisamos da ajuda do Governo", frisou o edil lisboeta, que agradeceu o trabalho dos bombeiros, da polícia e da Proteção Civil.

Moedas revelou que a Câmara de Lisboa tem um "sítio na internet onde os lisboetas podem dizer quais os danos que sofreram" para que a autarquia ajude "rapidamente nas compensações". "Mas o Governo tem de ajudar", vincou.

O autarca diz que ainda não é possível quantificar prejuízos, até porque "Lisboa tem uma dimensão diferente dos concelhos limítrofes".

Por outro lado, Moedas, que este sábado se vai reunir com representantes de comerciantes, agradeceu o apoio prestado por Marcelo Rebelo de Sousa. "Quero deixar uma mensagem de agradecimento ao Presidente da República. É um Presidente que está muito próximo das pessoas, é uma pessoa muito única e que sabe estar. Tem estado comigo desde a primeira hora e tem-me ligado todos os dias", elogiou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt