Da vitória da AD ao Chega igualar PS em deputados, semelhanças e diferenças entre 2024 e 2025
1. (Semelhança): AD volta a ser a força mais votada (Luís Montenegro reforça o número de deputados do PSD e do CDS).
2. (Diferença): PS perde votos e deputados e desta vez fica longe da AD e pode ficar atrás do Chega se se repetir votação da emigração de 2024 (Pedro Nuno Santos obtém terceira pior percentagem de sempre dos socialistas, e provavelmente será o segundo pior resultado em termos de deputados, depois de apurados eleitos da emigração).
3. (Semelhança): AD pode não ter conseguido a maioria absoluta, mas portugueses voltam a votar claramente nos partidos de direita (tinham 138 deputados, passam agora dos 150).
4. (Diferença): Chega iguala PS em deputados (e ainda faltam os deputados da emigração) e ultrapassa fasquia dos 20% de votos (nunca antes conseguido em meio século de democracia por um partido que não fosse o PSD ou o PS).
5. (Diferença): PCP-PEV obtém apenas três deputados (pior resultado de sempre das coligações lideradas pelos comunistas).
6. (Diferença): Livre ultrapassa Bloco (uma deputada solitária, Mariana Mortágua) e torna-se o maior dos pequenos partidos de esquerda com seis deputados (é o melhor resultado de sempre da força política liderada por Rui Tavares) .
7. (Diferença): IL sobe de oito para nove deputados.
8. (Diferença): O Juntos Pelo Povo (JPP) estreia-se no Parlamento, elegendo um deputado, o madeirense Filipe Sousa.
9. (Semelhança): PAN mantém Inês Souza Real como deputada.