Política
24 janeiro 2022 às 21h05

Zé Albino. Afinal, quem é o gato que motiva troca de palavras entre Costa e Rio

Na reta final da campanha para as legislativas de domingo, o gato de Rui Rio motivou uma troca de palavras entre o líder do PSD e António Costa. Conheça a origem deste "bate boca" entre os líderes partidários e a forma como os animais foram trazidos para a ribalta nesta campanha eleitoral.

DN

A campanha eleitoral para as Legislativas está a entrar na reta final. Entre propostas para o país e medidas para a eventual governação, tem havido alguns momentos de maior descontração. Um deles trouxe à ribalta a apresentação, entre alguns candidatos, dos animais de estimação.

Depois de já se conhecer " target="_blank">a coelha Acácia, de André Ventura, há alguns meses, foi já durante a campanha eleitoral que foram apresentados os gatos Zé Albino " target="_blank">e Camões e " target="_blank">a cadela Bala.

Aparentemente distantes das decisões políticas, os animais de estimação passaram a ocupar parte do palco. Se o gato Camões, de Rui Tavares (Livre) e a cadela Bala (Iniciativa Liberal) tiveram aparições fugazes nas redes sociais, o mesmo não se pode dizer de Zé Albino, o gato de Rui Rio.

Depois de Rio ter publicado uma fotografia do gato, em tom irónico, no Twitter, Zé Albino tem estado em foco nos últimos dias.

Twittertwitter1483890135158726660

No arranque da última semana de campanha, Rui Rio comparou o principal opositor ao gato. Para o líder social-democrata, António Costa "devia seguir o exemplo do Zé Albino". Isto significa que "consegue ser uma figura central da campanha e não perde uma única oportunidade de estar calado, e o doutor António Costa, às vezes, perde oportunidades de estar calado".

Já em resposta a Rio, António Costa disse que Zé Albino lhe pareceu deprimido. "A última vez que vi numa foto o gato do doutor Rui Rio ele estava deprimido", afirmou. O líder socialista, que não tem um gato mas sim uma cadela e um cão, considerou ainda que a depressão de Zé Albino irá passar em breve: "Estou certo e confiante que com uma vitória do PS no próximo domingo o Zé Albino vai sentir-se menos só e o doutor Rui Rio vai ter mais tempo para estar em casa", atirou.