Almeida Henriques: "Um grande Homem, um político essencial"

Confederação Empresarial de Portugal (CIP) deixa nota de condolências destacando valor do ​​​​​presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, que morreu neste domingo, aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid.

"É com profundo pesar que o mundo empresarial tomou hoje conhecimento do desaparecimento de um dos mais relevantes governantes que o Portugal conheceu", reage em nota de condolências a CIP.

A confederação liderada por António Saraiva realça a "profunda marca de respeito pelo espírito empreendedor em Portugal" que António Almeida Henriques deixou ao longo dos diferentes cargos que desempenhou. Sublinha ainda a sua atenção à "importância económica e social das empresas, pela defesa e vitalidade da livre iniciativa".

"O seu legado está hoje presente no associativismo empresarial que tanto acarinhou, na concertação social que sempre apoiou, na libertação do espírito empreendedor que sempre incentivou", descreve a instituição liderada por António Saraiva, lamentando o desaparecimento do autarca, que morreu neste domingo, vítima de covid.

"As empresas e a economia nacional muito lhe devem. À família, aos visienses e aos amigos enlutados, a CIP deixa as suas mais sentidas condolências".

António Joaquim Almeida Henriques nasceu a 5 de maio de 1961, em Viseu, cuja autarquia liderava desde 2013, quando deixou a Secretaria de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional no governo de Passos Coelho. Foi presidente da Associação Industrial da Região de Viseu entre 1994 e 2002 e vice-presidente da CIP entre 2005 e 2010.

Tammbém Eurico Castro Alves, em representação da Convenção Nacional da Saúde, enviou à imprensa uma nota de pesar pela morte do autarca de Viseu. "Ao tomar conhecimento da infeliz notícia do falecimento do Dr. António Almeida Henriques, a Convenção Nacional de Saúde expressa o mais profundo pesar à sua família e ao Município de Viseu. A Convenção Nacional de Saúde reconhece penhoradamente o contributo dado pelo Dr. Almeida Henriques, como representante do poder local, na Conferência fundadora da Convenção Nacional da Saúde."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG