Academia Ciber inaugurada ano e meio depois de obras terminadas

A ministra da Defesa "cortou a fita" nesta quarta-feira na Cyber Academia Innovation Hub, um centro de formação e treino em ciberdefesa lançado em 2019, obras de um milhão de euros concluídas no final de 2021 e já apresentado pelo anterior ministro João Cravinho em fevereiro de 2022.

Ano e meio depois de estar concluída, a Cyber Academia Innovation Hub (CAIH), localizada na Academia Militar, foi inaugurada nesta quarta-feira pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

A governante salientou que "este projeto constitui, por si só, motivo para assinalarmos mais um passo decisivo no desenvolvimento e consolidação das capacidades nacionais de ciberdefesa e cibersegurança", sublinhando que o CAIH "está orientada para a prossecução do interesse público" e tem "um mandato claro para promover o treino, a formação, e a investigação, através de um espaço aberto e inclusivo, com base numa interação próxima entre utilizadores civis e militares".

Helena Carreiras frisou ainda que "a CAIH proporcionará um contributo importante para o desenvolvimento de soluções de duplo-uso na edificação da capacidade de ciberdefesa", deixando também a garantia de que "este projeto não pode nem deve ser visto de forma concorrencial".

Conforme o DN já tinha noticiado, apesar de a CAIH estar também preparada para formar e treinar quadros militares em ciberdefesa, o ministério da Defesa vai construir uma Escola de Ciberdefesa de raíz, junto ao Estado-Maior General das Forças Armadas, com um orçamento previsto de cerca de 13 milhões de euros - um plano que começou a ser tratado em janeiro de 2020, mas que voltou à estaca zero no passado mês de maio, com a decisão de ser feito um concurso público internacional, supreendendo as empresas que jã estavam envolvidas há quatro anos.

A CAIH, por sua vez, também teve um teve um processo de "criação longo e exigente", conforme reconheceu a Ministra: arrancou em 2019, apresentada a 24 de maio no CCB; o contrato do projeto foi assinado a 18 de setembro de 2019; por despacho de 5 de março de 2021 do então Ministro, João Gomes Cravinho, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) para a implementação do projeto; o contratato da empreitada foi assinado a 28 de abril de 2021; no final desse ano as obras ficaram concluídas; e a 9 de fevereiro de 2022, Cravinho visitou as instalações, evento em que, tal como o desta quarta-feira, teve o Diretor-Geral de Recursos de Defesa Nacional, Vasco Hilário, também como orador.

Na altura dessa "ante-estreia" pevia-se que a CAIH deveria "atingir a sua Initial Operational Capability (IOC) em 2022, contando já com a participação de 10 entidades que aderiram à primeira chamada para participantes".

Masm até ao passado dia 17 de abril, data da notícia do DN, esteve praticamente ao abandono e algumas das empresas que tinham equipado e mobilidado a CAIH tinham até começado a retirar algum equipamento.

Mas três dias depois, a 20 de abril de 2023, o Conselho de Ministros aprovou a criação da CAIH, por decreto-lei, sendo finalmente inaugurada neste dia 24 de maio.

A CAIH está associada a projetos europeus de Defesa, e tem como um dos objetivos "estimular a formação, o treino e os exercícios para o desenvolvimento das competências dos recursos humanos afetos à cibersegurança e à ciberdefesa, fortalecendo a resiliência e a resposta nacional a ameaças que se materializem no e a partir do ciberespaço".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG