PSD e CDS chumbam alargamento do crédito bonificado a famílias de pessoas com deficiência
Paulo Spranger / Global Imagens

PSD e CDS chumbam alargamento do crédito bonificado a famílias de pessoas com deficiência

Em causa quatro projetos de lei, do PS, Livre, PAN e BE, que em comum defendiam que a bonificação no crédito bancário para a compra de casa fosse alargada às famílias de pessoas com deficiência.
Publicado a
Atualizado a

Os projetos de lei que previam o alargamento do crédito bonificado à habitação às famílias de pessoas com deficiência foram esta sexta-feira, 26 de setembro, todos rejeitados com os votos contra do PSD e do CDS.

Em causa estavam quatro projetos de lei, do Partido Socialista (PS), Livre, partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e Bloco de Esquerda, que em comum defendiam que o regime de bonificação no crédito bancário para a compra de casa não se restringisse às pessoas com deficiência e fosse alargado às suas famílias e agregados.

O projeto de lei do PS, que incluía, entre outras medidas, que o montante máximo dos empréstimos passasse para 450 mil euros e um regime de redução faseada do apoio na bonificação nos casos em que o grau de incapacidade da pessoa com deficiência seja reavaliado e reduzido e ela possa, por isso, perder o regime, acabou rejeitado com os votos contra do PSD e CDS, e a abstenção do Chega e da Iniciativa Liberal (IL).

O projeto de lei do Livre, que pretendia alargar o regime de concessão de crédito bonificado à habitação aos membros do agregado familiar que coabitam com a pessoa com deficiência, foi rejeitado com os votos contra do PSD e do CDS e a abstenção do Chega e da IL.

Também o projeto de lei do partido Pessoas-Animais-Natureza acabou chumbado com os votos contra do CDS e PSD e a abstenção do Chega, bem como o projeto de lei do Bloco de Esquerda, que, além do CDS e do PSD, teve o voto contra da IL, e a abstenção do Chega.

Nesta matéria, foi apenas aprovado, por unanimidade, o projeto de resolução do CDS, que recomenda ao Governo que inclua no mapeamento e na distribuição de habitação um critério que facilite o acesso à habitação às famílias com membros do agregado familiar com mobilidade reduzida.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt