A garantia foi dada este domingo, 20 de julho, pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A garantia foi dada este domingo, 20 de julho, pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.Foto: Reinaldo Rodrigues / arquivo

Luís Montenegro define sucessor de Mário Centeno na quinta-feira

"Nós tomaremos uma decisão na quinta-feira e logo vamos anunciar ao país", declarou o primeiro-ministro a jornalistas no Funchal, onde participa da festa no Chão da Lagoa.
Publicado a
Atualizado a

Nos próximos dias será conhecido o sucessor de Mário Centeno no Banco de Portugal, mais precisamente na quinta-feira ou sexta-feira. A garantia foi dada este domingo, 20 de julho, pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.

"Nós tomaremos uma decisão na quinta-feira e logo vamos anunciar ao país", declarou o primeiro-ministro a jornalistas no Funchal, onde participa da tradicional festa do PSD no Chão da Lagoa.

O primeiro-ministro elencou brevemente e com poucos detalhes em que será baseada a escolha. "É preciso ser uma pessoa independente", citou, sem avançar com pormenores.

Era esperado que ainda na semana passada o nome fosse conhecido. No entanto, na sexta-feira à tarde, 18 de julho após o Conselho de Ministros, Joaquim Miranda Sarmento, havia atirado a decisão para a próxima semana.

O mandato de Centeno à frente do Banco de Portugal terminou no sábado, 19 de julho. No entanto, tendo em conta o atraso na escolha do sucessor de Centeno – o facto de ter havido eleições em maio também não terá ajudado na celeridade do processo –, o governador deverá manter-se à frente da instituição pelo menos até setembro

Até lá, ainda representará o país em duas reuniões do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt: a 23 e 24 de julho, onde será anunciada mais uma decisão de política monetária; e a 10 e 11 de setembro, quando serão reavaliadas as taxas de referência.

Recorde-se que Mário Centeno tem repetido a sua disponibilidade para se manter no cargo, deixando assim nas mãos do Executivo a responsabilidade sobre a decisão de o reconduzir. Ainda há pouco mais de um mês, durante a conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de Primavera, Centeno dizia que, não comentando o tema da recondução, estava comprometido com o seu atual mandato.

A garantia foi dada este domingo, 20 de julho, pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Banco de Portugal. Pobreza gera pobreza e limita brutalmente progresso escolar dos filhos
A garantia foi dada este domingo, 20 de julho, pelo próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.
PS defende recondução de Mário Centeno e acusa Ventura de ignorância

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt