O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, ao lado da líder parlamentar, Alexandra Leitão, candidata autárquica a Lisboa
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, ao lado da líder parlamentar, Alexandra Leitão, candidata autárquica a LisboaGerardo Santos / Global Imagens

Listas do PS desfalcadas em cenário de novas eleições legislativas antecipadas

Candidatos autárquicos Manuel Pizarro, João Paulo Correia e Ricardo Costa já informaram Pedro Nuno que não entram nas listas para legislativas. Ana Abrunhosa e Alexandra Leitão ainda não decidiram.
Publicado a
Atualizado a

Os candidatos autárquicos do Partido Socialista Manuel Pizarro - Câmara do Porto -, João Paulo Correia - Câmara de Gaia -, e Ricardo Costa - câmara de Guimarães -, já fizeram saber a Pedro Nuno Santos que não vão incluir as listas de candidatos a deputados da Assembleia da República, a confirmar-se o cenário de novas eleições legislativas antecipadas.

“Depois de ter anunciado um compromisso tão vinculativo como é uma candidatura a Gaia, terceiro concelho mais populoso do país, não seria sério da minha parte integrar uma lista tendo em vista outros cargos”, diz ao DN João Paulo Correia, candidato socialista ao terceiro concelho mais populoso do país. “Não quero continuar a ser deputado. O meu centro político passou a ser a cidade. Fazer política tem uma dimensão de escolha e a minha foi deixar a zona de conforto para me dedicar por inteiro à próxima campanha autárquica”, diz.

A decisão do socialista, já comunicada a Pedro Nuno Santos, resultou de uma “reflexão e avaliação pessoal”. Por isso, acrescenta, “não pretendo que seja tomado como juízo de valor porque cada caso é um caso, dependendo dos candidatos e dos territórios”, diz o deputado, sexto da lista do PS pelo círculo eleitoral do Porto nas legislativas de 2024, liderada por Francisco Assis.

Igualmente desinteressado em mais uma recandidatura à Assembleia da República, Manuel Pizarro, que concorre pela terceira vez como cabeça-de-lista à autarquia portuense, já comunicou ao secretário-geral as razões que o levam a essa tomada de posição. Perante o desenrolar da crise, o ministro aproveitou as redes sociais para declarar, nas últimas horas, “total concentração na cidade”.

Ricardo Costa, eleito pelo círculo eleitoral de Braga em 2024, é mais um dos indisponíveis. “A minha decisão está tomada”, diz ao DN. “Serei candidato à câmara de Guimarães e é nesse combate qu estou concentrado”.

“Questão prematura”

Alexandra Leitão, número um da lista do PS pelo círculo eleitoral de Santarém em 2024, considera a questão “prematura”. Em declarações ao DN, a líder da bancada do PS, e aposta do partido para Lisboa, afirma não ter a decisão tomada. “Deixarei para mais tarde essa conversa a ter com o secretário-geral”.

Para Ana Abrunhosa, cabeça de lista por Coimbra nas últimas legislativas e candidata à câmara da cidade, o momento “não é para falar externamente”. “Reservo para mais tarde a decisão que será tomada dentro do partido”, diz.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, ao lado da líder parlamentar, Alexandra Leitão, candidata autárquica a Lisboa
"Está nas mãos do Governo não haver eleições", diz Pedro Nuno Santos

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt