Carlos Guimarães Pinto foi presidente da IL entre 2018 e 2019.
Carlos Guimarães Pinto foi presidente da IL entre 2018 e 2019.FOTO: Bruno Raposo / Global Imagens

Carlos Guimarães Pinto exclui-se da corrida a Belém. "Não serei candidato de certeza"

A ideia, lançada por Rui Malheiro, candidato ao Conselho Nacional da IL, caiu por terra. Ao Observador, o ex-presidente liberal agradeceu a "consideração e o carinho", garantiu não ter sido contactado e disse não estar "fadado" para o cargo de Presidente da República.
Publicado a
Atualizado a

A ideia partiu de Rui Malheiro, opositor interno da Iniciativa Liberal e candidato à liderança do partido: a "melhor aposta" da IL para as Presidenciais seria Carlos Guimarães Pinto. O perfil, disse na apresentação da sua moção de estratégia global, seria "muito indicado" para as pretensões do partido na corrida a Belém.

No entanto, o próprio Carlos Guimarães Pinto, autoexcluiu-se de uma possível candidatura à Presidência da República.

Em declarações ao Observador, o ex-presidente da IL disse que não será "de certeza" candidato à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa. Sublinhando não estar "fadado para o cargo, nem para o tipo de campanha unipessoal que normalmente acontece nas presidenciais", o liberal reforçou que prefere "cargos executivos e campanhas baseadas em ideias".

Além disso, acrescentou, não foi contactado: "Nenhum dos candidatos me convidou ou falou comigo sobre essa possibilidade e se falassem rejeitaria." Não obstante, Carlos Guimarães Pinto agradeceu a "consideração e o carinho", deixando a certeza de que uma corrida a Belém não vai acontecer, independentemente de quem vencer as eleições internas.

Carlos Guimarães Pinto foi presidente da IL entre 2018 e 2019.
IL: Lista A ao Conselho Nacional promete “unir e fortalecer o partido”

A 1 e 2 de fevereiro, os liberais vão a votos na sua Convenção Nacional, que acontece em Loures, no Pavilhão Paz e Amizade. O atual presidente, Rui Rocha, já anunciou publicamente que, caso seja reeleito, haverá mudanças na Comissão Executiva do partido. Nessa ocasião, aproveitará também para anunciar os planos para as Presidenciais.

O próprio presidente liberal já assumiu que o partido terá um candidato próprio a Belém. Mas, excluindo-se a ele, bem como a João Cotrim de Figueiredo (atualmente eurodeputado da IL), a dúvida fica no ar. Certo é que Rui Rocha disse já ter falado com o putativo candidato, e que ambos estarão alinhados nesse aspeto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt