Autárquicas. Moedas chegou a acordo para coligação com IL e CDS na corrida à Câmara de Lisboa
Rita Chantre / Global Imagens

Autárquicas. Moedas chegou a acordo para coligação com IL e CDS na corrida à Câmara de Lisboa

Autarca do PSD já tinha anunciado que iria recandidatar-se às eleições de 12 de outubro. Coligação vai ser formalizada na próxima semana.
Publicado a
Atualizado a

O atual presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), chegou a acordo com a Iniciativa Liberal (IL) e o CDS-PP para uma coligação com vista às eleições autárquicas de 12 de outubro, segundo avança a SIC Notícias.

O coordenador do núcleo de Lisboa da IL, Rodrigo Mello Gonçalves, confirmou à Lusa que foi esta terça-feira, 15 de julho, fechado um acordo entre os três partidos para uma candidatura em coligação à câmara da capital.

“Só estão incluídos estes três partidos no acordo”, indicou. Referiu ainda que o acordo deverá ser formalizado na próxima semana.

Autárquicas. Moedas chegou a acordo para coligação com IL e CDS na corrida à Câmara de Lisboa
Carlos Moedas recandidata-se à Câmara de Lisboa

Carlos Moedas, recorde-se, revelou na semana passada a sua recandidatura à presidência da autarquia da capital, que vai ser apresentada até ao final deste mês.

Ao Expresso, Moedas afirmou que “não era possível executar num só mandato os compromissos que assumiu há quatro anos". "Ainda tenho muito para dar aos lisboetas", disse.

“Em apenas quatro anos ninguém consegue resolver os males que um executivo socialista criou durante 14 anos”, afirmou o autarca ao semanário.

“Nestes quatro anos fizemos muita coisa, mas há muito mais que eu gostaria de deixar feito, e que Lisboa e os lisboetas merecem ver concluído”, argumentou na mesma ocasião.

Até à formalização da coligação, que deverá acontecer na próxima semana, irão ser conhecidos mais pormenores sobre esta aliança de Moedas com a IL e o CDS-PP, mais concretamente no que diz respeito aos vereadores, assim como a vice-presidência da câmara, indicou ainda o canal de notícias.

Além da recandidatura de Moedas, em coligação com IL e CDS-PP, foram já anunciadas as candidaturas de Alexandra Leitão (PS), João Ferreira (CDU), Carolina Serrão (BE), Ossanda Líber (Nova Direita), José Pinto Coelho (Ergue-te) e Bruno Mascarenhas (Chega) à presidência da Câmara de Lisboa.

No atual mandato (2021-2025), Carlos Moedas governa Lisboa sem maioria absoluta, após ter sido eleito pela coligação Novos Tempos - PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança.

O atual executivo integra também três vereadores do PS (elegeu cinco, mas perdeu dois após várias renúncias aos mandatos, cumprindo a lista da candidatura em coligação), três dos Cidadãos Por Lisboa (eleitos pela coligação PS/Livre), dois do PCP, um do Livre e um do BE.

Com Lusa

Autárquicas. Moedas chegou a acordo para coligação com IL e CDS na corrida à Câmara de Lisboa
Alexandra Leitão diz que Lisboa precisa de "liderança real" e diálogo

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt