Eleições europeias. Jornalistas apelam ao voto

Profissionais da comunicação portugueses apelam à participação dos eleitores no sufrágio de domingo e dizem porque é importante votar.

Vinte e oito jornalistas portugueses - tantos como os Estados-membros da União Europeia, ainda com o Reino Unido incluído - fazem um apelo ao voto nas eleições para o Parlamento Europeu (PE) do próximo domingo, 26 de maio. Cerca de 400 milhões de eleitores escolhem os 751 deputados que os vão representar no PE.

O apelo ao voto é feito através de um vídeo e integra o projeto "Uma imprensa livre, uma Europa democrática, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas que desenvolveu um conjunto de iniciativas para fomentar o debate sobre o sufrágio europeu.

"Acreditamos que o jornalismo se deve envolver quando estão questões cívicas em causa", explicou à Lusa a presidente do sindicato, Sofia Branco.

O vídeo, agora associado à campanha #destavezeuvoto #ThistimeImvoting, conta com a participação de jornalistas experientes em assuntos europeus, que, escolhendo uma palavra sobre a Europa, refletem sobre a importância destas eleições.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.