Paola d'Agostino, a napolitana que nos deu a história do Tancredi de Os Maias

Neste episódio do podcast Gente que Veio de Fora, recebemos Paola d'Agostino, escritora italiana que estudou Literatura Portuguesa Contemporânea em Nápoles e que desde o ano 2000 vive em Lisboa.

Neste terceiro episódio do Gente que Veio de Fora, o podcast do Diário de Notícias no qual damos a conhecer as histórias de estrangeiros que escolheram o nosso país para viver, recebemos Paola d'Agostino, escritora italiana, que estudou Literatura Portuguesa Contemporânea em Nápoles e que desde o ano 2000 vive em Lisboa.

Paola gosta de dizer que "foi ficando" por Portugal, veio pela primeira vez fazer Erasmus, voltou mais tarde e acabou por fazer de Lisboa a sua vida, conquistada pela genuinidade que encontrou nos portugueses e nas cidades portuguesas. Autora de dois livros de ficção: ‘Largo das Necessidades’ e ‘Este Frio e Outras Histórias de Amor’ e dos livros de poesia ‘Dançam; Dançam’ e ‘Catar Catataus’, a sua última ficção, ‘Tancredi, o Napolitano’, é um exercício arrojado em que Paola pegou na personagem de Os Maias de Eça de Queiroz para contar a história daquele homem.

E passados tantos anos, do que é que Paola tem mais saudades de Itália? "Dos afetos", responde, sem hesitar. E da sua Sapri natal, com a sua baia entre montanhas.

Paola d'Agostino no estúdio do DN.
Podcast Gente que Veio de Fora: Shiv Kumar Singh, um indiano que se apaixonou pela língua portuguesa 
Paola d'Agostino no estúdio do DN.
Podcast Gente que Veio de Fora. Laurent Goater, um bretão em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt