Neste terceiro episódio do Gente que Veio de Fora, o podcast do Diário de Notícias no qual damos a conhecer as histórias de estrangeiros que escolheram o nosso país para viver, recebemos Paola d'Agostino, escritora italiana, que estudou Literatura Portuguesa Contemporânea em Nápoles e que desde o ano 2000 vive em Lisboa.
Paola gosta de dizer que "foi ficando" por Portugal, veio pela primeira vez fazer Erasmus, voltou mais tarde e acabou por fazer de Lisboa a sua vida, conquistada pela genuinidade que encontrou nos portugueses e nas cidades portuguesas. Autora de dois livros de ficção: ‘Largo das Necessidades’ e ‘Este Frio e Outras Histórias de Amor’ e dos livros de poesia ‘Dançam; Dançam’ e ‘Catar Catataus’, a sua última ficção, ‘Tancredi, o Napolitano’, é um exercício arrojado em que Paola pegou na personagem de Os Maias de Eça de Queiroz para contar a história daquele homem.
E passados tantos anos, do que é que Paola tem mais saudades de Itália? "Dos afetos", responde, sem hesitar. E da sua Sapri natal, com a sua baia entre montanhas.