Naomi Campbell pagou para lhe limparem imagem na Wikipédia

A top model britânica contratou serviços de uma agência de relações públicas para que a sua biografia fosse reescrita. As referências menos "simpáticas" foram retiradas do site .

Cansada das imprecisões sobre os seus dados biográficos e sobre o que tem vivido a nível profissional e pessoal, Naomi Campbell não foi de meias-medidas e decidiu pagar a uma empresa de relações públicas para reescreverem sobre si na Wikipédia. Pelo meio, mandou retirar todas as alusões à sua relação com o pugilista Mike Tyson, bem como as referências à sua condenação, em janeiro de 2007, a cinco dias de trabalho comunitário por agressão a uma empregada (a manequim atirou um telemóvel à cabeça de Ana Scolavino).

Quem ficou encarregada de "aligeirar" a biografia da modelo britânica foi a agência Sunshine Sachs, que entregou a tarefa a Alexander de la Torre Bueno. Este já veio confirmar os "retoques" na página daquele site, um projeto de enciclopédia web multilingue no qual todas as pessoas podem escrever.

Conhecida pelo seu feitio mais "arisco", pelos seus assomos de mau humor e por não deixar nada por dizer, Campbell quis, desta forma, limpar a sua imagem perante os internautas que consultam a Wikipédia - que pertence à fundação sem fins lucrativos Wikimedia.

E, quem descobriu que a Sun-shine Sachs tinha sido contratada pela manequim foi o blogue Wiki Strategies, que se dedica a verificar se quem escreve naquela plataforma o faz de forma legal. "A Sunshine Sachs, uma empresa de relações públicas líder nos Estados Unidos, representante de várias empresas e de celebridades de topo, tem vindo a utilizar a Wikipédia para promover os seus clientes", lê-se no seu sítio online, no qual se acrescenta que a companhia, através de Alexander de la Torre Bueno, reescreveu, não só a biografia de Campbell mas também da atriz norte-americana Mia Farrow, da soprano Sarah Brightman e do jornalista Mark Leibovich, da The New York Times Magazine. "Muitas das edições feitas pelos funcionários da Sunshine Sachs são inócuas - mesmo inúteis. Eles atualizam informações relativas às carreiras dos respetivos clientes (...). Reescrevem frases mal formuladas e emendam links", explica a Wiki Strategies.

Leia mais na edição impressa ou no ePaper do DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG