Medidas, simpatia e sedução: os requisitos dos anjos da moda

Ser representante da Victoria's Secret, que realiza a 30 de novembro o seu desfile anual, agora em Paris, não é para quem quer: é para quem preencha uma série de exigências

Heidi Klum, Tyra Banks, Gisele Bündchen, Laetitia Casta, Helena Christensen, Chanel Iman e Miranda Kerr. Não é por acaso que algumas das manequins mais conhecidas dos últimos anos fizeram parte do restrito leque de "anjos" da Victoria's Secret, uma espécie de representantes da famosa marca de lingerie que ganham, com esta oportunidade, uma maior popularidade e visibilidade, para além da presença garantida no desfile anual da griffe, um dos eventos de moda mais mediáticos do ano.

Atualmente, são 17 as jovens modelos a quem a marca norte-americana deu "asas", figurativa e literalmente. Para além de Sara Sampaio, de 25 anos, e a única portuguesa a conseguir o feito até aqui, integram o lote de "anjos" manequins como as norte-americanas Lily Aldridge e Jasmine Tookes, a sul-africana Candice Swanepoel e as brasileiras Adriana Lima e Alessandra Ambrosio, entre outras.

Com a aproximação do desfile anual da Victoria's Secret de 2016, que é gravado no dia 30 de novembro em Paris - na terceira vez em 21 anos que o evento sai dos EUA - e exibido na televisão a 5 de dezembro um pouco por todo o mundo, importa referir que, para se ser um "anjo" da marca de lingerie, não basta existir vontade: é necessário que cada uma destas manequins cumpra uma série de exigências e regras.

A primeira de todas: medidas. A rapariga em questão tem de medir entre 1,70 e 1,85 metros de altura e convém estar próxima dos 86 centímetros na largura à volta do peito, 61 centímetros na cintura e 86 centímetros na anca.

Além disso, a idade é um fator primordial, devendo as candidatas ter entre 18 e 22 anos e já ter alguma experiência no mundo da moda. Ainda segundo avança a revista de moda InStyle, a empresa exige que as suas manequins tenham uma pele suave, um corpo tonificado e um cabelo cuidado e brilhante e, de preferência, com traços faciais marcados.

Fundamental é também o dom da sedução. A publicação, que cita as indicações do diretor de marketing da Victoria"s Secret, Edward Razik, adianta que a energia, a inteligência e a simpatia das modelos são "qualidades básicas" para a admissão. Por fim, a Victoria's Secret não elege para ser seu "anjo" uma manequim que não tenha, de antemão, um representante ou uma agência.

O que já se sabe sobre o desfile

Estão já revelados alguns dos pormenores sobre o mais luxuoso sutiã do desfile, que costuma encerrar o evento. O Fantasy Bra de 2016 será usado pela californiana Jasmine Tookes e é composto por nove mil pedras preciosas, como diamantes e esmeraldas, demorou 700 horas a ser produzido e está avaliado em 2,7 milhões de euros. Gisele Bündchen e Tyra Banks são alguns dos nomes que já desfilaram com esta peça em edições anteriores.

São cerca de 50 as manequins que vão participar no desfile em Paris. Para além dos 17 "anjos", estão já confirmados nomes conhecidos como Kendall Jenner, Gigi Hadid, Bella Hadid e Karlie Kloss. Mas não só. A Victoria's Secret já prometeu algumas surpresas para a noite de 30 de novembro.

Fica ainda por saber quem são os artistas responsáveis pelas atuações musicais do desfile. As Spice Girls, Andrea Bocelli, Phil Collins, Taylor Swift, Justin Timberlake, Ariana Grande, Kanye West, Jay-Z, Katy Perry, Maroon 5, Rihanna, Justin Bieber, Ellie Goulding, Bruno Mars, Destiny's Child, Black Eyed Peas e The Weeknd, entre outros, já deram música aos "anjos" da Victoria's Secret ao longo dos últimos 21 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG