Marco Rubio: os cinco centímetros que fizeram a polémica

Botas usadas pelo candidato republicano tornaram-se virais e até os rivais do mesmo partido reagiram

Tudo começou como, nos dias de hoje, qualquer outra história inexplicavelmente viral: com um post numa rede social. Mais concretamente um tweet, divulgado pelo jornalista do The New York Times Michael Barbaro. À imagem, um instantâneo do senador Marco Rubio a entrar para o seu autocarro de campanha, em New Hampshire, Barbaro juntou-lhe o seguinte comentário: "Marco Rubio is rocking some seriously fashionable black boots today in New Hampshire (algo como "Marco Rubio está a usar hoje umas botas pretas verdadeiramente estilosas").

Bastaram algumas horas para que a imagem daquele que é um dos 12 candidatos do partido republicano às presidenciais deste ano se tornasse o assunto do dia... não só nas redes sociais, mas também nos chamados media tradicionais.

E nem os rivais de Rubio resistiram a fazer piadas (algumas de gosto duvidoso) com o facto do senador de 44 anos (que mede cerca de 1,70m) ter usado umas botas com um salto de cerca de cinco centímetros. Rick Tyler, diretor de comunicação da campanha de Ted Cruz, escreveu, com sarcasmo, no Twitter: "Um voto em Marco Rubio é um voto em botinhas masculinas de salto alto".

Já Rand Paul aproveitou a sua participação no talk show The View, do canal ABC, para, no camarim da apresentadora Whoopi Goldberg, gravar um vídeo, dizendo: "Estou aqui no gabinete de Whoopi Goldberg a tentar escolher uns sapatos. Vimos que Rubio tem umas botas novas giras e não queremos ficar para trás", explicou o senador do estado do Kentucky, enquanto segurava um sapato dourado na mão.

Carly Fiorina optou pelo contra-ataque, divulgando no Twitter uma imagem das suas próprias botas de salto alto, com o seguinte comentário: "Sim, Marco Rubio, mas será que consegues usar estas?". Até Jeb Bush, habitualmente mais contido neste tipo de situações, comentou o caso, dizendo que tinha trocado as suas botas de cowboy por uns sapatos, e que estes "não eram de salto alto".

Nos programas de comentário político, a "análise" às infames botas de Rubio continuaram, num tom jocoso. "Estas botas parecem saídas de um filme do Austin Powers! São shagalicious!", disse Joe Scarborough, apresentador do programa Morning Joe, na MSNBC. O site The Cut, da New York Magazine, comparou o estilo de Rubio ao de Harry Styles, membro da boyband britânica One Direction, e o Daily Mail escreveu que a escolha do calçado do senador era semelhante à de Nicolas Sarkozy (uma vez que ambos são mais ou menos da mesma altura).

Depois de vários artigos especulativos em torno da marca e do preço do calçado de Marco Rubio (a revista Vanity Fair elaborou uma peça onde elencava várias opções, das mais baratas às mais caras, que se encaixavam nas características do calçado usado pelo senador da Florida), o gabinete de comunicação da campanha do candidato presidencial confirmou ao site Politico que o par de sapatos é da marca Florsheim (fundada em Chicago em 1892) e que custa cerca de 100 dólares (aproximadamente 92 euros). Este é o (aparente) fim daquele que poderia ser apelidado de "bootgate".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG