Jane Fonda: "Sinto-me muito mais nova agora do que quando tinha 20 anos"

Atriz norte-americana, de 78 anos, está em Portugal pela primeira vez e falou sobre o envelhecimento

Jane Fonda participou na conferência "A idade é uma escolha", realizada na manhã desta quinta-feira no hotel Pestana Palace, em Lisboa, e promovida por uma marca de cosméticos da qual é embaixadora. A atriz norte-americana, de 78 anos, mostrou-se entusiasmada por estar em Portugal pela primeira vez e falou sobre a forma como tem lidado com o envelhecimento.

"Tinha muito medo de envelhecer. Nunca imaginei que iria viver tanto tempo. Mas à medida que vamos envelhecendo o medo desaparece e percebemos que continuamos a ser aquilo que sempre fomos", explicou durante a conferência moderada por Daniel Oliveira e que contou ainda com as presenças de Maria Elisa Domingues e Simone de Oliveira, entre outros.

Não teve pruridos em admitir que já fez alguns retoques. "As pessoas estão sempre a dizer-me que pareço mais nova do que aquilo que sou. Já fiz algumas plásticas, admito, mas a verdadeira razão que faz com que eu pareça mais nova é a minha energia, a minha saúde e a minha postura", confessou, acrescentando. "Não quero romantizar o envelhecimento. Mas a verdade é que sinto-me muito mais nova agora do que quando tinha 20 anos. Era tão velha quando tinha 20 anos e isso tinha a ver com a atitude".

Outro dos segredos da jovialidade de Jane Fonda, e que foi partilhado pela própria durante a conferência, é manter "todas amizades" porque "são vitais". "Também faço novos amigos e grande parte deles são mais jovens do que eu. A sua juventude inspira-me e motiva-me".

Exclusivos