Jamie Oliver responde a críticas a declarações sobre amamentação

O chef britânico tem sido duramente criticado ao caracterizar o processo de amamentação como "fácil"

Jamie Oliver viu-se obrigado a esclarecer a sua posição sobre o tema da amamentação, depois dos seus comentários terem gerado uma onda de críticas junto de muitas mulheres. O chef e também estrela de televisão, em declarações à rádio britânica LBC, mostrou-se preocupado com a falta de encorajamento em relação à amamentação.

Oliver, que já conseguiu alterar legislação em relação à quantidade de açúcar nas bebidas, explicou qual seria a sua próxima batalha: "Provavelmente, a situação mais insatisfatória para mim, e estou desesperado à procura de mais informação, é a amamentação. Se amamentarem por mais de seis meses, as mulheres reduzem em 50% a hipótese de desenvolver cancro da mama. Quando é que se fala sobre isto? Nunca."

No entanto, a última declaração de Jamie Oliver foi a que causou mais descontentamento, com o britânico e pai de quatro filhos (com o quinto a caminho), a garantir que a amamentação "é fácil, mais conveniente, é mais nutritivo, é melhor e é grátis."

As acusações de que Oliver estaria a ser condescendente com as mães do Reino Unido levaram o chef a publicar um esclarecimento, onde diz que não irá promover nenhuma campanha em relação à amamentação, como fizera com o excesso de açúcar nas bebidas.

"É simplesmente uma área de interesse, seguindo os meus estudos sobre nutrientes nos dois últimos anos. Eu percebo que amamentar nem sempre é fácil e em muitos casos nem sequer é possível. Só queria demonstrar apoio às mulheres que amamentam e que fazem com que amamentar seja possível. A nutrição na infância começa com o devido apoio às mulheres grávidas e eu espero que o Sr. Cameron [primeiro-ministro do Reino Unido] esteja envolvido nesta estratégia contra a obesidade, que é esperada brevemente", começou por dizer Oliver, no Twitter.

O chef britânico concluiu: "Como pai - e futuro pai - nunca quis ofender as mulheres ou mães, pois sei o quão incríveis elas são e levaria um pontapé assim que chegasse a casa." Jamie Oliver e a mulher estão à espera do seu quinto filho, que deverá nascer no próximo mês de agosto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG