Filho de Vargas Llosa endurece discurso contra romance do pai

Gonzalo acusa escritor peruano de "falta de sensibilidade". Nobel da Literatura namora há nove meses com Isabel Preysler

"Este foi o ano mais feliz da minha vida". A frase, em letras garrafais na capa da Hola!, não pertence a uma socialite nem figura da televisão mas sim a Mario Vargas Llosa. A publicação espanhola fez capa com a primeira entrevista conjunta do escritor peruano, galardoado em 2010 com o Nobel da Literatura, com Isabel Preysler. Juntos há nove meses, Vargas Llosa e Preysler continuam a fazer as delícias da imprensa del corazón do país vizinho... e a motivar a fúria dos filhos. Depois de Álvaro foi a vez de Gonzalo Vargas Llosa que, em declarações ao diário espanhol ABC, não foi subtil nas palavras e revelou como se sente "parte da família". "Para muitos de nós, este foi o pior ano das nossas vidas", começa por afirmar o empresário.

Gonzalo prossegue, criticando o pai pelo uso insensato das palavras. "Até pode pensar assim, mas que o diga em público denota uma falta de sensibilidade, tato e elegância alarmante. Porque este é o mesmo ano em que se separou da sua companheiro de mais de 50 anos e durante o qual praticamente não teve comunicação com dois dos seus três filhos e quatro dos seus seis netos", revela. O filho do escritor diz ainda que as declarações do pai revelam "um desrespeito profundo" para com a sua mãe.

O empresário aponta Isabel Preysler como a promotora da relação junto da imprensa. "Não tenho a menor dúvida de que a ideia desta última entrevista, e de toda a cobertura feita pela Hola!, desde o início, não foi dele mas sim de Isabel", acusa. O filho de Mario Vargas Llosa afirma ainda que não descartaria uma proximidade da atual namorada do pai, mas que Preysler fechou definitivamente essa porta. "Se ela tivesse atuado de uma forma diferente, com uma certa discrição e com mais sensibilidade para com a minha mãe e a minha família creio que, depois de um tempo razoável, poderíamos ter pelo menos uma relação cordial". Contas feitas, é apenas com Morgana, a filha mais nova, que o escritor mantém contato.

O Nobel da Literatura e a socialite (outrora casada com Julio Iglesias, estão juntos desde fevereiro do ano passado, embora só tenham confirmado a relação em junho. Mario Vargas tem três filhos com Patricia Llosa (de quem é primo direito e com quem esteve casado meio século): Álvaro, 49 anos, Gonzalo, 48, e Morgana, 41.

Na mesma entrevista, na Hola!, Vargas Llosa explica que "a situação apanhou de surpresa" a sua família. "Não esperavam que surgisse algo como isto nesta altura da minha vida. Por isso, foi preciso limar as coisas". As tais "coisas" a que Vargas Llosa se refere serão com certeza a relação com os filhos e o moroso processo de divórcio de Patricia Llosa. Sobre este último, o escritor peruano de 79 anos adianta que "se vai resolvendo pouco a pouco, de maneira amistosa e bem". Pese o facto de, há cinco dias, a própria Hola! ter revelado que o escritor e ainda mulher não chegaram a um acordo quanto à divisão do património.

Quanto a Isabel Preysler, adiantou, na entrevista conjunta, que a sua relação poderia ser transformada em livro. "O nosso amor seria uma boa novela romântica". Ou, quiçá, uma novela da vida real.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG