Dom Duarte recebe nacionalidade timorense

O duque de Bragança vai receber na segunda-feira, durante uma cerimónia no parlamento de Timor-Leste, a nacionalidade timorense e uma condecoração do Presidente José Ramos-Horta.

Duarte de Bragança chegou na quinta-feira a Díli para uma visita de uma semana, durante a qual vai também aproveitar para ver alguns dos projetos de cooperação apoiados pela Fundação D. Manuel II.

Sobre a sua visita, o duque de Bragança disse que é para "agradecer a distinção tão honrosa feita pelo parlamento de concessão da nacionalidade e a condecoração" que José Ramos-Horta também lhe vai entregar.

"Depois tenho sempre alguns projetos de cooperação, alguns que já estão a funcionar e outros que eu gostaria de por a funcionar, no campo da agricultura, desenvolvimento rural e da cultura", disse no final de um encontro com o Presidente timorense.

O Duque de Bragança disse também que se nota um "progresso muito grande em Timor-Leste", país que já não visitava há alguns anos.

"Claro que os problemas ainda são muitos, sobretudo no interior, mas (...) Timor tem uma capacidade humana excecional e estou convencido que está a ser bem aproveitada", disse.

A atribuição da nacionalidade timorense a Duarte de Bragança foi anunciada em julho do ano passado na sequência de uma resolução do parlamento nacional timorense por "altos e relevantes serviços prestados a Timor-Leste e ao seu povo".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG