É com as novas gerações, a começar pelas crianças de hoje, que se ganha a batalha para baixar as emissões de gases com efeito de estufa a tempo de alcançar a ambicionada neutralidade carbónica em 2050. “Esse é o espírito de ‘O Mobi vai à escola’, a ação de sensibilização para a utilização do transporte público do município de Cascais, que já envolveu mais de 1300 crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo”, disse o vice-presidente, Nuno Piteira Lopes, em entrevista. O autarca reconhece que sem atrair os mais jovens para uma mobilidade mais ativa e sustentável dificilmente conseguiremos atingir as metas climáticas..A ideia é “sensibilizar toda a comunidade escolar e tornar os cidadãos mais conscientes sobre os benefícios de adotar uma mobilidade mais ativa e sustentável e do papel que podem ter para construir cidades mais inclusivas e ecológicas, ainda para mais quando o autocarro é gratuito”, sublinhou o autarca..Os dados apurados pelo município de Cascais indicam que apenas uma escassa minoria de 8% das crianças usam o transporte público rodoviário para se deslocarem para a escola, apesar de o autocarro ser gratuito.Tal significa que a larguíssima maioria das deslocações de casa para a escola se fazem de carro. Esta excessiva dependência do carro individual traduz-se num problema não só de poluição, mas também de congestionamento do trânsito nas cidades, sobretudo concentrado nos horários de entrada e saída..O objetivo assumido pela autarquia é, por isso, aumentar em 50% a percentagem de utilizadores do autocarro através do sistema MobiCascais. Para isso vai ter de apostar na comunicação para combater o medo que muitos pais manifestam de deixar os filhos andarem sozinhos de autocarro. “Não há nenhuma razão para os pais terem receio. A verdade é que hoje em dia temos autocarros seguros, com sistema de videovigilância, wi-fi e até a possibilidade de os pais descarregarem uma app que lhes permite monitorizar se o filho apanhou o autocarro ou não e a que horas”, refere Nuno Piteira Lopes. E os percursos dos autocarros podem ser ajustados em função da procura, nomeadamente dos estudantes junto as escolas, tendo em conta que Cascais é neste momento uma Autoridade de Transportes Municipal com autonomia para definir os trajetos..O programa destinado aos mais jovens teve início aquando do lançamento do MobiCascais, um sistema que foi pioneiro em Portugal ao introduzir a gratuitidade dos autocarros municipais para todos os residentes, trabalhadores ou estudantes do concelho, em 2020. Mas foi suspenso com a pandemia e recuperado nos últimos anos, com ações em escolas do concelho..Desde o lançamento do MobiCascais “a percentagem de estudantes que o usam (incluindo níveis de ensino superiores até à universidade) passou dos 8% para os 17%, mais que duplicando”, revelou o vice-presidente. Mas ainda é pouco, admite. Na aplicação estão registados cerca de 60 mil utentes residentes..Transporte mais limpo.Existe ainda a particularidade de ao trocar o automóvel pelo autocarro se poder estar também a optar por um meio de transporte mais limpo. “Até ao final deste ano, a frota de autocarros de Cascais vai ser reforçada com 18 novos veículos elétricos”. A estes somam-se dois autocarros movidos a hidrogénio que já circulam no concelho, no âmbito de um projeto-piloto de produção de hidrogénio encetado no município. Nuno Piteira Lopes estima ainda que até final deste ano a fábrica de hidrogénio esteja em condições de poder garantir que uma parte da frota municipal vai passar a ser alimentada a hidrogénio. Os veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos serão também contemplados nesta transição energética na frota municipal..Até setembro foram envolvidos nas ações de sensibilização 1 340 alunos, entre os 5 e os 11 anos, de 38 escolas, espalhadas por três das quatro freguesias do concelho. Estiveram ainda envolvidos 115 adultos entre pessoal docente e não docente. Após receberem uma visita informativa da equipa MobiCascais, os alunos são convidados a apanhar um autocarro movido a hidrogénio, acompanhados também pelos professores, e embarcar numa linha que os leve até ao Complexo Municipal da Adroana, local onde se encontram os autocarros e todas as infraestruturas de apoio. Aqui vão realizar um exercício de formação cívica e visitam ainda as oficinas, onde estão previstas surpresas.