Verão chega no sábado e chega quente. Temperaturas perto dos 40 graus

Segunda e terça-feira serão os dias mais quentes, mas as temperaturas estarão sempre acima dos 30 graus na próxima semana. Boas notícias para quem está de férias por estes dias.

Não são temperaturas atípicas para a época do ano - até porque o verão chega no sábado (20 de junho) - mas são "acima da média", mesmo para um final de junho.

"A subida da temperatura máxima será lenta - dois a 3 graus por dia - mas a subida mais significativa será no domingo", esclarece Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA.

"Quinta-feira, sexta-feira e sábado são dias muito parecidos, com vento a soprar com mais intensidade na faixa costeira e terras altas", acrescenta, e mesmo as nuvens que no fim de semana podem escurecer o céu durante a manhã, prevê-se que ao início da tarde venham a desaparecer.

O verão começa com "valores típicos, mas não excessivos", refere a meteorologista.

No sábado, por exemplo, esperam-se 23 graus Celsius para o Porto, 27 em Lisboa, 31 para Faro, Évora e Beja, Bragança pode chegar aos 28, Braga aos 25 e em Santarém os termómetros podem atingir os 29 graus Celsius.

Na segunda e terça-feira as temperaturas poderão cegar muito perto dos 40 graus, mas logo a seguir seguir voltam a descer para os valores do fim de semana.

Segundo Ângela Lourenço, a partir de quarta-feira a tendência é para uma descida da temperatura máxima.

O solstício de verão ocorrerá às 22:44 de sábado, marcando o início da estação no hemisfério norte, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 22 de setembro de 2020.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG