Forças Armadas realizaram ações de sensibilização em 917 lares do país

Portugal tem 2770 lares. Ideia é reforçar necessidade e reforço das medidas sanitárias para travar os surtos de covid-19 nas instituições.
Publicado a
Atualizado a

As Forças Armadas realizaram até este sábado ações de sensibilização, sobre as medidas preventivas da propagação da covid-19, em 917 lares de idosos do país e junto de 12 093 funcionários.

As ações de sensibilização foram asseguradas "através de 121 equipas do Exército, cinco da Marinha e quatro da Força Aérea", indicou o gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), almirante Silva Ribeiro, em comunicado.

Em apoio ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a intervenção das Forças Armadas pretende "chegar aos mais de 2700 lares de idosos de todo o país", com o objetivo de sensibilizar os funcionários destas instituições para as medidas preventivas da propagação por covid-19, inclusive "práticas de higienização e limpeza, estabelecimento de circuitos e uso de equipamento de proteção individual".

Neste sentido, as ações de sensibilização visam contribuir para a segurança de todos os que contactam com as estruturas residenciais para pessoas idosas, desde os funcionários aos utentes e respetivos familiares.

"Após o término destas ações, a Direção de Saúde Militar do Estado-Maior-General das Forças Armadas, irá promover sessões complementares, realizadas remotamente, para o eventual esclarecimento de dúvidas", avançou o gabinete do CEMGFA.

Em 23 de outubro, as Forças Armadas contabilizavam 364 ações de sensibilização dirigidas a funcionários de lares para prevenção e combate à covid-19, revelou o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, garantindo que vão percorrer todas as estruturas residenciais para idosos do país.

Facebookfacebookhttps://www.facebook.com/emgfa/posts/1514619242072146

"Os lares têm as populações mais vulneráveis e, portanto, queremos ir a cada um dos 2770 lares que o país tem para promover ações de sensibilização", afirmou à agência Lusa João Gomes Cravinho, à margem de uma ação num lar da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

De acordo com o governante, "houve situações em que não se aplicaram as boas normas de utilização e houve surtos" e, por isso, as Forças Armadas estão a "contribuir para que os riscos sejam conhecidos e que se façam ações precoces para evitar surtos nos lares".

Trata-se de ações presenciais de sensibilização e demonstração sobre boas práticas relacionadas com cuidados gerais, pessoais e na instituição a adotar, utilização de equipamentos de proteção individual, limpezas e desinfeções e circuitos a implementar, com o objetivo de contribuírem para a segurança de auxiliares, utentes e funcionários.

O ministro explicou que as ações de sensibilização são complementadas com formação online. As ações contam com a participação de especialistas de saúde militar multidisciplinares, desde médicos, enfermeiros e farmacêuticos, estando constituídas cerca de 130 equipas do Exército, cinco da Marinha e quatro da Força Aérea.

Em Portugal, morreram 3305 pessoas dos 211 266 casos de infeção por covid-19 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt