Um homem também chora?
A pergunta sobre se um homem também chora tem uma e apenas uma resposta: chora sim senhor, e chorar é, acima de tudo, um sinal de inteligência emocional. Significa que se é capaz de reconhecer e expressar as próprias emoções, canalizando-as de uma forma construtiva e que protege a saúde mental.
Falamos hoje das lágrimas de Cristiano Ronaldo e de como elas podem - e devem - ser entendidas como um sinal de força, resiliência e determinação.
A ideia de que os homens não choram e de que essa ausência de lágrimas equivale a uma demonstração de coragem é uma ideia errada mas, infelizmente, ainda muito enraizada na nossa cultura. Tradicionalmente, às raparigas é permitido o comportamento de choro, compatível com a sua fragilidade e vulnerabilidade. Pelo contrário, os rapazes são ainda, muitas vezes, educados para serem fortes, equivalendo essa força à ausência de qualquer expressão emocional.
Mitos, mitos e mais mitos.
As emoções fazem parte de todos nós e não existem emoções boas ou más. Existem, sim, emoções agradáveis ou desagradáveis de sentir, mas todas elas são igualmente importantes e adaptativas, desde que reconhecidas, reguladas e expressas de uma forma ajustada.
Chorar é uma forma de expressar aquilo que se sente - seja tristeza, desilusão, frustração, desânimo ou qualquer outra emoção mais desagradável. Chorar carrega, em si, algum alívio e enceta ainda, em algumas situações, um pedido de ajuda.
Chorar é, afinal de contas, uma forma ajustada de se expressar aquilo que se sente.
O choro pode ainda estar associado a um processo de investimento emocional, seja em relacionamentos pessoais ou amorosos, seja em projetos profissionais. Dedica-se tempo e energia a algo ou alguém, procurando satisfação pessoal e sentimentos de realização. E quando se investe emocionalmente importa estar ciente dos riscos deste processo, nomeadamente, a frustração decorrente de não se alcançarem as metas desejadas.
ssim, revela-se fundamental conhecer os limites e as necessidades pessoais, de modo a conseguir-se um equilíbrio saudável entre investir do ponto de vista emocional e proteger a saúde psicológica.
Chorar é então, afinal de contas, não um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de investimento emocional em algo ou alguém, determinação e persistência.
Um homem também chora?
Claro que sim.