Taiwan, parceiro indispensável no caminho para a recuperação global pós-pandemia

Nestes momentos que temos vivido em pandemia, graças ao controlo com sucesso da pandemia da COVID-19 do Governo Português, a atitude cívica portuguesa e com o melhor trabalho na vacinação mundial, possibilitou ir reconquistando aos poucos uma vida quase igual àquela que tínhamos antes da pandemia. Deixar para trás as restrições apertadas e recuperar interacção social, não só pessoal como também profissional.

A pandemia ensinou-nos uma lição, que o mundo não tem fronteiras, todos os países vivem na mesma vila, ninguém fica de fora. Mesmo para Taiwan, que está 10 mil km de Portugal, mas que partilha os valores universais como a democracia, a liberdade, o respeito pelos direitos humanos e o estado de direito.

Taiwan liderou o Indicador de Saúde da maior base de dados colaborativa Numbeo pelo quarto ano consecutivo. Em janeiro de 2022, o Covid Resilience Ranking da Bloomberg colocou Taiwan em oitavo lugar no mundo, com base em factores como taxas de cobertura de vacinas, controle de vírus transfronteiriço e qualidade dos cuidados de saúde.

Nos últimos dois anos, com os esforços antipandémicos, suas contribuições para a comunidade internacional e a sua cooperação com parceiros mostrou que Taiwan está disposta e capaz de se unir com os esforços globais para enfrentar os desafios da era pós-pandemia. E com o papel de liderança na indústria de alta tecnologia, bem como mão de obra altamente qualificada, aliado a um processo de estabelecimento de uma cadeia de abastecimento global segura nas indústrias de semicondutores, biotecnologia e energia renovável. O crescimento económico foi de 3,11% no ano 2020 e 6,28% no ano 2021, sendo a 5˚reserva cambial mundial e ocupando o 21˚ lugar na economia mundial.

Além disso, Taiwan está a desenvolver activamente candidatos a medicamentos antivirais COVID-19 e a investigar activamente os principais processos de fabrico e a estabelecer uma plataforma tecnológica inovadora para vacinas de mRNA, uma delas produzidas em Taiwan já recebeu autorização de uso e produção de emergência.

Entretanto, relativamente à participação de Taiwan na Organização Mundial da Saúde (OMS) aínda há espaço de melhorar, pois a pandemia de COVID-19 destacou a importância da cooperação global e do apoio regional para combater doenças. Taiwan está localizado dentro da esfera geográfica do Western Pacific Regional Office da OMS (WPRO), que cobre a Ásia Oriental e o Pacífico Ocidental. Embora seja um importante centro regional de transporte e viagens, não lhe é possível entrar em contacto directo com o WPRO. Também não pode interagir ou realizar intercâmbios com as autoridades de saúde da região sob a estrutura do WPRO. Isso impediu seriamente os esforços de Taiwan para consultar esses países sobre desenvolvimentos pandémicos e coordenar políticas de controle de fronteiras antipandemia.

Tendo ficado isolado e sem apoio durante epidemias anteriores, Taiwan entende profundamente a importância da assistência mútua e do fortalecimento da resiliência para enfrentar os desafios de forma criativa. Taiwan é um parceiro indispensável no caminho para a recuperação global pós-pandemia e espera trabalhar com a OMS e nações em todo o mundo para superar esta crise em conjunto.

Os 23,5 milhões de cidadãos de Taiwan têm o seu direito à saúde. Em 2021 pela primeira vez, o Grupo 7 e a União Europeia expressaram publicamente o seu apoio a essa causa, incluindo mais de 1.000 legisladores europeus, que defendem Taiwan nessa arena internacional entre outras organizações internacionais, onde se inclui o tão importante apoio dos amigos parlamentares portugueses.

Taiwan permanece firme no seu compromisso em empenhar-se na cooperação internacional em saúde e mais uma vez pede à OMS que mantenha uma postura profissional e neutra, repudie a interferência política inadequada e convide Taiwan para a Assembleia Mundial da Saúde (AMS) como Observador em 2022.

*Representante do Centro Económico e Cultural de Taipei (Representação de Taiwan em Portugal)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG