São 25 anos a avançar Cascais
O projeto Viva Cascais completa este ano 25 anos. Estamos a falar de um quarto de século em que Cascais se transformou para muito melhor.
Há 25 anos, Cascais era um concelho com uma disparidade social enorme, fruto de uma gestão autárquica de duas caras. Havia uma autarquia para os ricos e outra para os pobres, separadas por muros imaginários, mas que todos sentiam.
A coligação Viva Cascais foi criada para os destruir, derrubando preconceitos e criando uma comunidade coesa, onde todos, sem exceção, têm as mesmas oportunidades, independentemente da sua condição social e financeira.
Cascais passou a ser um concelho elevado às pessoas. As pessoas passaram a estar no centro da decisão política. Esta nova visão, esta nova forma de fazer política tem vindo, ao longo destas décadas, a merecer a confiança dos cascalenses que, de eleição em eleição, a têm reforçado com maiorias sucessivas e robustas.
Nestes 25 anos, tivemos de enfrentar várias crises, que nos colocaram à prova em momentos de grande dificuldade. Soubemos dar a volta à enorme crise financeira, provocada por uma “bancarrota” em que o PS mergulhou o país, e soubemos reagir ao maior desafio dos últimos 100 anos, a pandemia de covid-19.
No entanto, o nosso trabalho vai muito para além disso. Reflete-se no impacto que tivemos, e temos, na vida dos nossos munícipes. Atuámos, e atuamos, em áreas tão importantes, como o Ambiente, a Coesão Social, a Educação, a Economia, o Emprego, a Cidadania, a Saúde, a Mobilidade, a Cultura, o Associativismo, a Juventude, a Habitação, entre muitas outras áreas, onde Cascais é reconhecida como autarquia-modelo.
O Viva Cascais não é um simples movimento político. É feito de pessoas para pessoas. É feito de militantes do PSD. É feito de militantes do CDS. É feito das duas Jotas, que aqui são uma só. É feito de independentes. É feito de nós, cascalenses.
Esta nossa ligação, que tão bom resultado tem trazido para o concelho, manter-se-á assim, coesa e preparada para os desafios autárquicos que se avizinham. Vamos continuar a avançar Cascais e a fazer deste concelho o melhor lugar para se viver um dia, uma semana ou uma vida inteira.
Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais