Pensar antes de partilhar nas redes sociais

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As redes sociais têm inúmeras vantagens e oferecem uma oportunidade de socialização muito importante e apelativa, funcionando como uma extensão da rede social da vida real. São verdadeiras janelas para o mundo que permitem um contacto diário com outras pessoas, fazer novos amigos, receber atenção e combater a solidão. Fazer parte de uma rede social acaba também por ser uma forma de nos sentirmos integrados num todo.

Mas, o que devemos ou não devemos partilhar nas redes sociais?

Se pensarmos na vida fora dos écrans, rapidamente percebemos que não partilhamos a mesma informação com toda a gente. Há coisas que apenas contamos aos nossos amigos e não aos colegas de trabalho, enquanto outros assuntos são apenas abordados com familiares e pessoas mais próximas.

Ora, se na vida offline fazemos esta distinção, porque não fazê-la também na vida online?

Antes de partilharmos algo numa rede social, coloquemos a nós próprios a seguinte pergunta: aquilo que estou a pensar partilhar é do domínio público, privado ou íntimo?

CitaçãocitacaoCom crianças e jovens costumo associar estes três domínios às cores de um semáforo: o verde para a informação pública, o amarelo para o privado e o vermelho para o íntimo.esquerda

A informação publica é aquela que podemos partilhar com toda a gente e que não nos compromete de forma alguma e, por esse motivo, pode ser vista e copiada por terceiros sem qualquer tipo de problema. Já a informação privada é do foro mais pessoal e restrito, pelo que não queremos que seja do conhecimento de todos. Por fim, temos a informação de domínio íntimo, relacionada com a nossa intimidade, que deve ser preservada e, por isso, a partilhamos apenas com um grupo muito pequeno de pessoas.

"Uma vez na internet, para sempre na internet" é uma regra básica da qual por vezes nos esquecemos. Assim, importa refletir se queremos que a nossa informação privada ou íntima se torne publica. Porque, ao ser partilhada numa rede social, é esse o risco (bem real) que corremos.

Com crianças e jovens costumo associar estes três domínios às cores de um semáforo: o verde para a informação pública, o amarelo para o privado e o vermelho para o íntimo.

Antes de partilhar algo numa rede social, pense: de que cor é a informação que está a pensar publicar? Caso seja amarela ou vermelha, está disposto a correr o risco de que passe para o domínio público? E quais são as possíveis consequências disto?

Pensar nestes três domínios antes de publicar algo numa rede social (e ensinar também os miúdos a fazê-lo) é uma boa forma de evitar dissabores e ainda aquela sensação desagradável de que estamos expostos aos olhares e comentários (tantas vezes cruéis) de terceiros.


Psicóloga clínica e forense, terapeuta familiar e de casal

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