Paris 2024: França marca encontro com o mundo
A França acolhe, a partir de hoje e durante várias semanas, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com mais de 15 000 atletas e 16 milhões de visitantes esperados, e provas que se realizarão em 73 cidades, incluindo em território ultramarino.
Ao acolher o mundo, a França deseja que estes Jogos reflitam os seus valores. Em 1922, Paris acolheu os primeiros Jogos Olímpicos femininos. Passado um século, os Jogos de Paris 2024 serão os primeiros Jogos Olímpicos paritários, com tantos desportistas femininos como masculinos. Os Jogos de Paris 2024 serão também os Jogos mais ecológicos da história: serão os primeiros alinhados com o Acordo de Paris sobre o clima, com uma pegada de carbono reduzida para metade em comparação com os Jogos anteriores. Por último, os Jogos de Paris têm em consideração os desafios de desenvolvimento social e de sustentabilidade: por exemplo, a Aldeia dos media em Dugny e a Aldeia dos Atletas em Saint-Denis serão transformadas em dois eco-bairros, com cerca de 4000 alojamentos, que se transformarão, em parte, em futuras habitações sociais e para estudantes. Os Jogos deixarão assim um legado duradouro e permitirão acelerar grandes projetos em França, em termos de habitação, instalações desportivas ou transportes.
A segurança dos Jogos é, naturalmente, a nossa primeira prioridade. Em média, 35 000 agentes policiais e da Gendarmerie e 18 000 militares serão mobilizados diariamente para garantir a segurança nos recintos e das pessoas. A este respeito, gostaria de agradecer calorosamente a Portugal, que disponibilizou mais de 100 agentes para reforçar o nosso dispositivo de segurança. É um gesto de amizade e solidariedade que nos toca muito.
Acredito que conseguimos reunir todas as condições para uma bela festa do desporto e um grande momento de emoção popular. Tive a sorte de ter conhecido alguns dos atletas portugueses qualificados e que me disseram que estes Jogos em França eram para eles como se fossem “em casa”, graças à proximidade entre os nossos dois países e as nossas duas populações. Desejo a todos que tenham belas sensações e que ganhem o maior número de medalhas possível. E que ilustrem o célebre lema dos JO: “Mais rápido, mais alto, mais forte, juntos!”